Copa do Mundo

Rafael Márquez é anunciado como novo técnico da seleção mexicana

Profissional atuava como auxiliar técnico de Javier Aguirre

O ex auxiliar técnico Rafael Márquez (E) durante partida contra República Tcheca e México
O ex auxiliar técnico Rafael Márquez (E) durante partida contra República Tcheca e México Foto : ALFREDO ESTRELLA / AFP / CP

O México oficializou, nesta quarta-feira, a nomeação do ex-zagueiro Rafael Márquez como o novo técnico da seleção de futebol, uma mudança que já era esperada após a eliminação na Copa do Mundo de 2026. Márquez, de 47 anos, apelidado de 'El Káiser', integrava a comissão técnica do treinador anterior, Javier Aguirre.

A Federação Mexicana de Futebol (FMF) declarou que o lendário zagueiro da seleção mexicana e do Barcelona garantirá a 'continuidade do projeto' iniciado por Aguirre em 2024, o qual terminou com uma derrota para a Inglaterra nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, realizada na América do Norte. Sua nomeação também visa 'fortalecer o desenvolvimento esportivo' da seleção e preparar o elenco para os próximos compromissos internacionais, destacou a FMF.

Veja Também

O primeiro desafio oficial de Rafa Márquez será a Liga das Nações da Concacaf, no final de 2026. Márquez passou quatro anos atuando como técnico nas divisões inferiores do futebol espanhol, no Real Alcalá e no Barcelona Atlètic. Ele é considerado um expoente da filosofia de jogo do Barcelona, que prioriza a posse de bola.Como jogador, Rafa Márquez também se destacou no Monaco (França), Hellas Verona (Itália) e New York Red Bulls (EUA), além de ter defendido o Atlas (Guadalajara) e o Club León.