Grêmio recebe Santos na estreia do Brasileirão com foco no título
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Grêmio recebe Santos na estreia do Brasileirão com foco no título

Tricolor deverá ter o retorno de Suárez, que não enfrentou o ABC na quinta-feira

João Paulo Fontoura

Renato sonha em conquistar o Brasileirão

publicidade

Renato ainda era ponta direta do Fluminense no último título brasileiro do Grêmio. Pois 27 anos depois do bicampeonato, a estreia neste domingo, às 18h30min, contra o Santos, no Alfredo Jaconi, mesmo com o mando de campo tricolor (o clube foi punido pelo STJD por confusão da torcida em partida da Série B contra o Cruzeiro em 2022), denota um pouco do árduo percurso das 38 rodadas de um campeonato sob essa fórmula, jamais conquistado por um clube gaúcho.

No calor da comemoração do hexa do Gauchão na semana passada, o treinador deu a primeira pista de que a competição será, ao contrário das outras vezes em que comandou o time, prioridade justamente pelo ineditismo no farto currículo. À medida que poupou na quinta-feira Suárez e Carballo, contra o ABC, pela Copa do Brasil, novamente Renato aplicou o que dissera antes: "Meu maior objetivo neste momento é o Brasileirão. Eu ainda não conquistei esse título como treinador e adoraria conquistá-lo." E após o jogo em Natal deu mais um sinal de que está mais atento do que nunca. 

"Não estou entendendo a CBF. Jogamos decisão no último sábado. Esse jogo de hoje (quinta-feira) poderia ser ontem, daria tempo. O Santos jogou terça, e domingo a gente enfrenta eles depois de termos atravessado o Brasil", reclamou. Matreiro e experiente, o técnico usa todas as armas que estão ao seu alcance. Ele sabe como funciona os meandros de uma competição que exige muito de todos. De quem calça chuteira, de quem tem que comandar o grupo de jogadores e de quem pode exercer influência nos bastidores. Depois do Santos, o Grêmio terá duas partidas fora. O Cruzeiro no outro sábado e o Cuiabá. Entre elas, o jogo de volta diante do ABC, na Arena. 

Brasileirão 2023 - 1ª rodada

Grêmio
Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti e Carballo; Bitello, Cristaldo e Vina; Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Santos
João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Dodi, Camacho, Daniel Ruiz e Lucas Lima; Lucas Barbosa (Soteldo) e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann.

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Pires (Fifa-GO) e Leone Rocha (GO)
Data e hora: 16/04, domingo, às 18h30min
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895