Grêmio: Suárez tem participação direta em mais de 44% dos pontos no Brasileirão
Centroavante esteve presente em 27 partidas da competição
publicidade
Contratado no último dia de 2022 para ser "o cara" da equipe em 2023, Luis Suárez tem correspondido a todas às expectativas dentro de campo. Presente em 27 partidas do Campeonato Brasileiro, o astro uruguaio tem sido fundamental na campanha que coloca o Grêmio no G-4, tendo relação com mais de 44,6% dos pontos conquistados pelo clube até o momento na competição.
Levando em consideração apenas quando marcou gol ou deu assistência para mudar o resultado, conforme circunstância do jogo, Suárez é responsável por 25 dos 56 pontos do Tricolor no Brasileirão. Nesse recorte, o camisa 9 contribuiu com seis gols e sete assistências. Ao todo, o Pistolero soma 11 bolas na rede e dez passes para companheiros marcarem, atingindo o chamado "duplo-duplo" − termo utilizado no basquete para designar o jogador com dois dígitos em duas estatísticas.
A primeira participação direta de Luisito foi na vitória por 3 a 1 no Gre-Nal 439, na sétima rodada, quando marcou o primeiro gol e deu assistência para o terceiro, anotado por Bitello. Duas partidas depois, ele contribuiu com o passe para Reinaldo marcar o gol da vitória de virada sobre o São Paulo por 2 a 1, na Arena. O centroavante uruguaio voltaria a ser determinante na 21ª rodada, quando o Tricolor goleou o Cruzeiro por 3 a 0, em Porto Alegre, com um gol e uma assistência para o segundo, marcado por Carballo. Um jogo depois, o camisa 9 marcou o gol que abriu a vitória sobre o Cuiabá por 2 a 0, em casa.
No confronto direto diante do Palmeiras, Suárez deu o passe para o gol da vitória por 1 a 0, marcado por João Pedro. Na rodada seguinte, o Pistolero anotou o gol que garantiu o empate com o Fortaleza por 1 a 1, no Castelão. Foi a sua primeira participação direta como visitante. Por fim, nas três últimas partidas, Luisito também foi decisivo. Primeiro, marcou um gol e deu duas assistências na vitória contra o América Mineiro por 4 a 3, em Belo Horizonte. Depois, deu passe para o gol de Ferreira, que assegurou o resultado positivo diante do Coritiba por 2 a 1, na capital paranaense. Já no último domingo, o centroavante marcou o gol da vitória sobre o Bahia por 1 a 0, na Arena.