O Inter entra em campo nesta terça-feira, no Beira-Rio, diante do Athletic, sabendo da importância esportiva e financeira da classificação às quartas de final da Copa do Brasil. Embora o clube mantenha os pés no chão e, de forma realista, não projete a conquista do torneio neste momento, cada fase superada representa uma injeção relevante de recursos em meio ao planejamento da temporada.
Internamente, a direção colorada trabalha com a expectativa mínima de chegar entre os oito melhores da competição. O avanço diante dos mineiros renderá mais R$ 3 milhões em premiação da CBF, valor considerado importante para a saúde financeira do clube. Apenas pela participação nesta fase, o Inter já assegurou R$ 2 milhões.
A equipe comandada por Paulo Pezzolano chega em vantagem para o confronto decisivo. No primeiro duelo, disputado em abril, em Florianópolis, o Colorado venceu por 2 a 1 e agora pode até empatar diante de sua torcida para confirmar a vaga. Caso o Athletic devolva a diferença de um gol, a definição ocorrerá nos pênaltis.
Apesar de a prioridade do clube seguir sendo a campanha no Campeonato Brasileiro, a tendência é de que Pezzolano utilize força máxima no Beira-Rio. A comissão técnica trabalha apenas com a possibilidade de preservar atletas que apresentem desgaste físico elevado ou risco de lesão, especialmente pensando na sequência da temporada.
No próximo sábado, o Inter volta a atuar em casa, quando enfrenta o Vasco da Gama pela 16ª rodada do Brasileirão. Por isso, o controle da carga física do elenco tem sido tratado como tema central nos bastidores do CT Parque Gigante.