A semana começou com a “mão esquerda” para o carioca João Fonseca e o gaúcho Rafael Matos. Na manhã desta segunda-feira a dupla perdeu de virada para os ex-líderes do ranking Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut, pelo torneio ATP 500 da Basileia 2025. Os brasileiros, estreantes no campeonato, até tiveram o match point no segundo set, mas perderam após mais de duas horas de jogo.
Depois de duas estreias não favoráveis, ambas com derrotas, o tenista carioca ainda desbloqueará mais uma experiência nesta temporada. Agora é a hora de João recuperar o fôlego e correr atrás do prejuízo antes que o ano acabe.
Nesta terça-feira, João vai competir no torneio individual, contra Giovanni Mpetshi Perricard, 33º melhor do mundo e vencedor do ATP 500 da Basileira no ano passado.
Desempenho de Fonseca nas individuais
No último mês, o carioca disputou apenas dois jogos em simples: no dia 19 de setembro, venceu Flavio Cobolli na Laver Cup 2025, representando o Time Mundo. Na última semana, caiu na estreia do ATP 250 de Bruxelas, superado pelo neerlandês Botic van de Zandschulp.
Antes do final da temporada 2025, João tem mais dois torneios confirmados em seu calendário, também em quadra dura indoor: o Masters 1000 de Paris (27 de outubro a 2 de novembro) e o ATP 250 de Atenas (2 a 8 de novembro).
Conheça o adversário de João Fonseca
Perricard, atleta de 22 anos, atual número 33 no mundo é um dos principais nomes da nova geração francesa. O tenista se destaca pela altura, já que mede 2,01 m, de acordo com sua ficha na ATP.
Com saque potente, costuma trazer dificuldades aos rivais e, inclusive, é o atual campeão do 500 da Basileia. A estreia na Basileia marca o primeiro confronto entre Fonseca e Perricard no circuito profissional.
Onde assistir
A partida entre João Fonseca e Giovanni Perricard será transmitida na ESPN e Disney+, a partir das 10h30min desta terça-feira (21).
*Com supervisão de Carlos Corrêa