Com o calendário atrasado e a Copa do Mundo de 2026 ainda em andamento, a Copa do Mundo Feminina de 2027 tem mais indefinições do que certezas. O que está certo é que Porto Alegre está na disputa para receber uma semifinal e um amistoso da Seleção Feminina antes do Mundial.
“Ainda está tudo em aberto. Vamos receber entre seis e oito jogos, mas quais serão os jogos, se vão ser de fase de grupos ou de mata-mata, isso a gente só vai saber depois do sorteio”, afirma a secretária extraordinária da Copa do Mundo Feminina 2027, Débora Garcia. “Estamos em negociações para uma semifinal, mas precisamos alinhar alguns pontos de estrutura.”
Quanto ao amistoso, a conversa ainda é bastante preliminar, mas a secretária afirma que mantém conversas com a CBF sobre a possibilidade de trazer a Seleção Feminina para Porto Alegre ainda em 2026. Por outro lado, ela afirma que a possibilidade de realizar a abertura do Mundial Feminino no Beira-Rio já foi descartada.
O Governo do Estado, porém, mantém as esperanças. Nos Estados Unidos, junto a representantes do Governo Federal, o secretário de Esporte e Lazer, Joel Maraschin, ainda tenta trazer a abertura para o Beira-Rio.
“A tendência é que seja no eixo Rio-São Paulo, mas hoje (16) estava conversando com representantes da SECOPA, reiterando o pedido de que olhassem com carinho para que pudéssemos receber a abertura da Copa em Porto Alegre. Me foi dito que ainda não tem nada definido, que está tudo em aberto, e que o Rio Grande do Sul tem todo o direito de continuar lutando para receber o primeiro jogo.”
A expectativa é de que, com o encerramento da Copa do Mundo no domingo, a Fifa corra para recuperar o atraso no calendário. Segundo a secretária Débora Garcia, as informações para participar da Copa Feminina como voluntário em Porto Alegre devem começar a ser definidas em setembro, enquanto o sorteio dos grupos e a distribuição de jogos devem acontecer apenas no final do ano.