Na região de Rioja Alavesa, entre vinhedos que se estendem ao pé da Serra da Cantábria, está a emprestada Bodega Marqués de Riscal, eleita a vinícola número 1 do mundo no ranking World's Best Vineyards 2024. Fundada em 1858, é um ícone que une tradição e vanguarda, reconhecida tanto por seus vinhos de excelência quanto por sua impressionante arquitetura assinada por Frank Gehry, o mesmo arquiteto do Museu Guggenheim de Bilbau.
Suas curvas metálicas de titânio e vidro tornaram-se um símbolo da Rioja moderna, atraindo enoturistas de todo o planeta e reforçando a prestígio da região como referência mundial em enologia e design.
O Marqués de Riscal Reserva 2021 foi o melhor custo-benefício entre os vinhos degustados em Rioja. Elaborado majoritariamente com Tempranillo , cultivado nos solos argilo-calcários da Rioja Alavesa, passa por cerca de dois anos em barricas de carvalho americano, resultando em um tinto elegante, equilibrado e cheio de personalidade.
No nariz, revela notas de frutas vermelhas maduras, especiarias e leve toque tostado; em boca, mostra taninos finos, frescos e um final persistente e sedoso. Um vinho que representa com perfeição o espírito de Rioja — onde o tempo, a arte e a inovação se encontram em cada taça.
- Protos 27: o legado da Ribera del Duero em versão contemporânea
- Vinho Garibaldi In Veritas traz uva húngara ao Brasil
- Valmarino Blanc de Blanc D.O. 2021: elegância em cada borbulha
