Andreia Gentilini


Vinho da Semana: Felício Tinto 2024

O rótulo foi distinguido com Medalha Grande Ouro no 13º Brazil Wine Challenge, conquistando 94 pontos ou mais e colocando a vinícola Alma Mineira entre os grandes destaques brasileiros do concurso

Foto :

Há vinhos que chegam à taça trazendo também a descoberta de um território. É o caso do Felício Tinto 2024, da Vinícola Alma Mineira, de Senador José Bento, no Sul de Minas Gerais. A vinícola nasceu do projeto do agrônomo Welles Clóvis Pascoal, em uma propriedade onde durante décadas predominou o cultivo de café. Hoje, entre montanhas, altitude e grande amplitude térmica, as videiras ocupam esse novo cenário. A Alma Mineira trabalha principalmente com Syrah, além de Sauvignon Blanc e Cabernet Franc, e utiliza a técnica da dupla poda, que desloca a colheita para o inverno, período de clima mais seco e amplitudes térmicas favoráveis à maturação das uvas. É uma região que vem ajudando a escrever um novo capítulo da vitivinicultura brasileira.

E o Felício Tinto 2024 chega justamente como uma bela prova desse movimento. Elaborado com Syrah, o rótulo foi distinguido com Medalha Grande Ouro no 13º Brazil Wine Challenge, conquistando 94 pontos ou mais e colocando a Alma Mineira entre os grandes destaques brasileiros do concurso. Mais do que uma medalha, vejo neste vinho a confirmação de que o mapa da qualidade brasileira está se ampliando. Minas Gerais já não é apenas uma promessa para o vinho: está produzindo rótulos capazes de chegar ao mais alto nível de uma competição internacional. O Felício é um vinho que merece ser descoberto justamente por isso — porque traz na taça a expressão da Syrah de inverno, de um terroir mineiro ainda jovem e de uma vitivinicultura que tem coragem de experimentar, pesquisar e encontrar sua própria identidade.