'À Luz da Memória' destaca a história do patrimônio de Porto Alegre

'À Luz da Memória' destaca a história do patrimônio de Porto Alegre

Evento se repetirá nesta segunda-feira e também percorrerá quatro cidades do interior do Estado

Correio do Povo

Entre as imagens projetadas no Memorial do Rio Grande do Sul esteve o mapa antigo de Porto Alegre, que completou 251 anos neste domingo

publicidade

O Memorial do Rio Grande do Sul, antigo prédio dos Correios, no Centro Histórico de Porto Alegre, foi o local de lançamento do projeto “À Luz da Memória: Patrimônio em Evidência”, ação que colocou o patrimônio histórico em destaque por meio da tecnologia. O evento realizado pela Perene Patrimônio Cultural faz parte das comemorações dos 251 anos de Porto Alegre, comemorado neste domingo.

“Esse evento é um presente para os 251 anos da cidade. Nosso objetivo é iluminar a grandeza da história e do patrimônio cultural de quatro municípios do Estado. Por meio de projeções mapeadas em prédios icônicos queremos promover o acesso à cultura e a preservação da memória, por meio de ações patrimoniais. Com essa abordagem inovadora, que une tecnologia, linguagem audiovisual e participação comunitária, buscamos atrair o interesse de públicos variados para as questões da memória e da preservação do nosso patrimônio cultural”, revelou a proponente e uma das produtoras-executivas do projeto, Simone Neutzling.

O evento também ocorrerá nesta segunda-feira, às 19h, novamente no prédio da praça da Alfândega. Rio Grande receberá o o projeto nos dias 19 e 20 de maio, na Fábrica Rheingantz, a partir das 19h. Na sequência, nos dias 7 e 8 de julho, será a vez de Pelotas receber o “À Luz da Memória”, no Teatro Sete de Abril, na praça Coronel Pedro Osório, 152, no mesmo horário. Bagé será a última cidade a ver o espetáculo nos dias 15 e 16 de julho, na Antiga Estação Férrea, na rua Caetano Gonçalves, 1151, no Centro, também após as 19h.

Os bondes da Capital foram destacados nas projeções deste domingo no Memorial do RS - Foto: Ricardo Giusti

Em Porto Alegre, a narrativa destacou a importância das comunicações. Nela foram exibidas imagens que retratam elementos significativos da história local no antigo prédio dos Correios, como os jornais da cidade e os intelectuais que fizeram a história dos meios de comunicação. Além das rádios, da luz elétrica e dos bondes. O progresso tecnológico dos últimos séculos foram retratados em imagens que estão na memória da comunidade.

Cada cidade terá uma temática diferente. Em Rio Grande, será o trabalho. Em Pelotas, as manifestações culturais e, em Bagé, os transportes. O projeto tem patrocínio da CEEE Grupo Equatorial, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (LIC-RS).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895