Água volta a subir e Defesa Civil resgata famílias nas ilhas de Porto Alegre

Água volta a subir e Defesa Civil resgata famílias nas ilhas de Porto Alegre

Na Pintada, régua de medição manual alcançou 2,36 metros, acima dos 2,20 metros da cota de inundação

Felipe Faleiro

Caminhonete do órgão foi utilizado para resgate de sete pessoas na Ilha Grande dos Marinheiros

publicidade

A água do Guaíba voltou a subir de forma consistente na manhã desta terça-feira, afetando habitantes das ilhas de Porto Alegre. Ao menos oito pessoas, sendo sete da mesma família, foram resgatadas pela Defesa Civil Municipal e acolhidas no abrigo temporário montado pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros. Na Ilha da Pintada, a régua de medição manual alcançou 2,36 metros, acima dos 2,20 metros correspondentes à cota de inundação. 

O vento soprou no quadrante oeste, empurrando a água do delta do rio Jacuí para as ilhas. O nível em questão trouxe consequências aos moradores, que mal haviam se recuperado parcialmente da cheia anterior, porém voltaram a sofrer com a enchente atual. Foi o caso do aposentado Jair Machado, que mora na avenida Presidente Vargas, na Pintada. “Limpamos na semana passada, aí veio o rio e encheu tudo de novo”, lamentou ele, em cuja casa a água adentrou o primeiro andar. 

Alguns móveis e eletrodomésticos foram colocados para cima de caixas e cadeiras, porém outros acabaram inundados. Havia também a preocupação com tomadas abertas. “Caso a água suba um pouco mais, é só desligar o disjuntor do térreo”, informou ele, acrescentando que o nível somente deve baixar no final de semana. Na Ilha Grande dos Marinheiros, agentes da Defesa Civil utilizaram uma caminhonete para adentrar à rua Nossa Senhora Aparecida, a principal da ilha, para o resgate da família. 

Eles foram colocados no interior de uma caminhonete e uma van do órgão público e levados, por volta do meio-dia de hoje, até o abrigo montado no colégio. O outro abrigo que havia sido montado para moradores do Arquipélago, a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Pintada, foi desmobilizado. As unidades de saúde Ilha da Pintada e Ilha do Pavão permanecem fechadas nesta terça em razão dos alagamentos no entorno, e a alternativa foi a unidade Ilha dos Marinheiros, que atendeu normalmente. O patrulhamento da Guarda Municipal também foi intensificado em todo o Arquipélago.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895