Águas da Lagoa dos Patos avançam, desalojam famílias e deixam situação crítica em Tapes

Águas da Lagoa dos Patos avançam, desalojam famílias e deixam situação crítica em Tapes

Defesa Civil estima que número de desalojados deve dobrar nesta terça

Angélica Silveira

Aumento do nível da água, em Tapes, deixou desalojados e afetou funcionamento das aulas

publicidade

Devido a chuva e o vento, que faz com que a Lagoa dos Patos avance sobre a vila dos Pescadores, em Tapes, mais de 30 famílias já tiveram que deixar suas casas. Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, Adan Bunilha, a situação é crítica na cidade.

"Mais de 30 (famílias) estão desalojadas na Vila dos Pescadores, e este número deve dobrar até o fim do dia", projeta.

Equipes da Defesa Civil municipal, Secretarias Municipais de Obras e Assistência Social e todo o suporte administrativo estão trabalhando nas cheias. As pessoas estão indo para a casa de parentes, para a sede da associação na própria Vila e também para o ginásio do Centro Integrado Municipal Alvinho.

No momento, chove e venta forte na cidade. "A principal questão é o vento que sopra para a costa, aumenta as ondas e destrói tudo pela frente. Trapiches e casas já foram ao chão", lamenta.

Estradas

Já entre os municípios de Candiota e Hulha Negra, vários veículos pesados estão atolando no desvio para evitar o bloqueio no quilômetro 151 da BR 293, onde ocorrem obras de recuperação da pista.

A Polícia Rodoviária Federal sugere rotas alternativas para  caminhões de grande porte e carretas Para quem se desloca de Pelotas para Bagé e Santana do Livramento, a orientação é utilizar a BR 392, por Canguçu/Santana da Boa Vista, acessando a BR 153, em Caçapava do Sul.

Já para os motoristas que precisam se deslocar de Bagé no sentido Pelotas, devem acessar a BR 153 em Bagé e seguir até Caçapava do Sul para acessar a BR 392 sentido Pelotas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895