Índios da Reserva do Votouro, no Norte do Estado, testam positivo para Covid-19

Índios da Reserva do Votouro, no Norte do Estado, testam positivo para Covid-19

Informação foi confirmada pelo Comite Municipal de combate ao coronavírus do município de Benjamin Constant do Sul

Agostinho Piovesan

publicidade

O Comitê Municipal do Combate a Covid-19 de Benjamin Constant do Sul, no Norte do Estado confirmou que quatro indígenas foram infectados pelo coronavírus. Os caingangues são profissionais de saúde que atuam em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no interior da reserva indígena de Votouro.

Segundo a secretária de Saúde do município, Nataliê Nazari, o fato preocupa muito, pois dos 2,2 mil habitantes de Benjamin Constant do Sul, 50% são indígenas que vivem na reserva. “É uma situação diferente, pois os índios tem uma cultura e hábitos diferentes dos demais moradores e o contágio do Covid-19 pode aumentar”, avalia.

A Secretária informou, ainda, que o município contabiliza 15 pessoas com contágio, sendo que até agora foram realizados 60 testes rápidos.  Nataliê lembra que o município implantou forte isolamento, com a aplicação da bandeira preta, em razão do surgimento, na semana passada de um foco de Covid-19 na Unidade Básica de Saúde localizada na cidade, afetando 14 profissionais de saúde. A unidade continua funcionando.

Na cidade funciona apenas a Unidade de Saúde, supermercados e postos de combustível. As demais atividades estão suspensas até o dia 5 de junho, decisão tomada no último dia 21.

Outros municípios

Em Frederico Westphalen neste domingo foram confirmados mais três casos de Covid-19. O número de infectados chega a 26. São 260 casos negativos e 260 em isolamento domiciliar. Até agora foram registradas duas mortes em Frederico Westphalen.

Em Três Passos são 57 casos confirmados e 35 curados e negativos 240.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895