Ônibus metropolitanos reforçam viagens temporárias em Porto Alegre após alagamento na Trensurb

Ônibus metropolitanos reforçam viagens temporárias em Porto Alegre após alagamento na Trensurb

Seis coletivos gerenciados pela Metroplan vão funcionar das 6h às 20h, além dos urbanos da Capital

Felipe Faleiro

publicidade

Seis ônibus do transporte intermunicipal, entre eles um articulado, serviço gerenciado pela Metroplan, reforçam desde esta quarta-feira o transporte coletivo temporário em Porto Alegre entre as estações Farrapos e Mercado da Trensurb. O mesmo acontece no caminho inverso. O serviço também conta com dez ônibus da empresa Mob que já realizavam o serviço. Usuários do metrô ainda relatavam algumas dúvidas a respeito do sistema, mas, em geral, as companhias responsáveis afirmam que a ampliação ajudou a reduzir o número de passageiros em cada coletivo nas viagens.

Os ônibus partem com intervalos médios de 20 a 25 minutos das estações, com passagem gratuita, subsidiada pela Trensurb, e paradas nas demais estações da Trensurb fechadas, Rodoviária e São Pedro. A circulação dos ônibus emergenciais ocorre no horário de pico, entre 6h e 20h, e, depois, até às 23h45min, circulam somente os urbanos de Porto Alegre de cor azul. A medida, conforme a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), não interfere na operação do transporte coletivo que vem da região metropolitana da Capital.

A decisão de incluir os ônibus da Metroplan no serviço veio após reunião, na terça-feira, entre representantes dos três órgãos. Funcionários da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da segurança metroviária da Trensurb permaneciam no local hoje para orientar o público a respeito de como proceder com as viagens. Placas informativas foram instaladas na Farrapos como maneira de informar os passageiros sobre a mudança temporária no serviço, assim como nas demais que estão fechadas.

Na reunião, ainda foi definida uma rota alternativa para os coletivos metropolitanos que utilizam a Farrapos para o retorno às garagens, e que deixaram de utilizar a avenida também de forma temporária. A ideia é priorizar pessoas que utilizam a via como principal opção de desvio depois dos alagamentos da Voluntários da Pátria.  “A mudança na operação, com o desvio desses ônibus sem passageiros, irá melhorar a fluidez na região”, disse o chefe de departamento da diretoria de transporte da Metroplan, Paulo Osório.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895