Última segunda de IPTU com desconto em Porto Alegre é marcada por poucas filas

Última segunda de IPTU com desconto em Porto Alegre é marcada por poucas filas

Nesta segunda-feira também iniciou o atendimento específico para idosos no Centro de Referência do Idoso, no bairro Azenha

Felipe Faleiro

Loja de atendimento da SMF abre até quarta-feira uma hora mais cedo em razão do IPTU

publicidade

O movimento de contribuintes em busca da retirada da guia do IPTU foi baixo na manhã desta segunda-feira, tanto na loja da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), no Centro Histórico de Porto Alegre, quanto no Centro de Referência do Idoso, junto a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), no bairro Azenha, onde a Prefeitura abriu um guichê para o atendimento específico para este público-alvo.

Amanhã é o último dia de pagamento com desconto do tributo, e o abatimento pode chegar a 11%. Desde hoje, e até esta quarta-feira, a SMF abre às 8h, uma hora mais cedo do que o habitual, e segue fechando às 16h. O aposentado Anísio Laguna, morador do bairro Mário Quintana, chegou ao local por volta das 8h30 e não enfrentou fluxo intenso. “O atendimento foi bem rápido e não tive problemas para emitir a guia”, comentou ele.

O coordenador de atendimento da SMF,  Adriano Boff Matias, afirma que a equipe da secretaria se preparou para um eventual aumento da demanda, visto que os últimos dias do desconto é popularmente o período de maior movimento no local. “Pelo que pudemos perceber, vamos conseguir até liberar alguns atendentes para resolver outras questões. Começamos o dia com cinco pessoas na fila”, disse Matias. Para ele, a experiência de emissão da guia de forma descentralizada também nas 17 subprefeituras e Tudo Fácil Zona Norte está sendo positiva. Neste ano, o IPTU na Capital passou a não ser mais encaminhado por via postal, o que gerou certa frustração em alguns contribuintes, especialmente quem não tem o costume de acessar a Internet para retirar o boleto.

Pessoas que optarem por emitir o imposto no Centro de Referência do Idoso, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h30, podem solicitá-lo no guichê da recepção. O também aposentado Darci Esteves, que mora na Vila Assunção, esteve pela primeira vez na SMDS e elogiou a rapidez do atendimento. “Foi muito bom, nada difícil. As pessoas aqui parecem estar bem capacitadas”, relatou ele. O secretário-adjunto da SMDS, Nelson Beron, disse que esta parceria foi firmada para facilitar o acesso ao cidadão. “Acreditamos que, caso o resultado seja positivo, podemos ampliá-la para o próximo ano. Recebemos aqui muitas pessoas que buscam informações sobre o Cadastro Único, mas nos organizamos para receber este novo público”, afirmou.

A partir de quinta-feira, iniciam os períodos do pagamento sem desconto e a opção do parcelamento em dez vezes sem juros do IPTU em Porto Alegre, com emissão das guias a partir do dia 16. A primeira parcela tem vencimento no dia 8 de março. Ainda é possível emitir no site do IPTU 2023, aplicativo 156+POA ou WhatsApp (51) 3433-0156, opção 4, em dias úteis, das 9h às 16h.
 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895