Últimos 122 piquetes são autorizados a montar estruturas no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre

Últimos 122 piquetes são autorizados a montar estruturas no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre

Movimento de carretas e trabalhadores é novamente intenso na manhã deste sábado

Felipe Faleiro

Montagem das estruturas é acelerada no Parque Harmonia

publicidade

Começaram a ingressar a partir deste sábado, no Parque Harmonia, em Porto Alegre, os 122 piquetes restantes autorizados para iniciar a montagem das estruturas para o Acampamento Farroupilha. No último dia 12, 43 piqueteiros puderam adentrar ao local, e na quarta-feira da semana passada, outros 69. Somando todos, o acampamento terá 234 espaços do tipo, superior a 2022. O palco de shows também está sendo montado na área central.

O movimento nesta manhã de sábado é intenso de trabalhadores e caminhões descarregando materiais. Os espaços de cada piquete foram modificados em relação a anos anteriores, o que desagradou alguns deles, mas não demoveu o caráter de tradição relacionado ao acampamento. Apesar disto, alguns piqueteiros também elogiaram a organização do espaço, cuja entrada foi dividida em três momentos pela primeira vez.

A decisão foi tomada pela GAM3 Parks, concessionária administradora do Harmonia, em razão do atraso relacionado à ação judicial que, no começo do mês, suspendeu as obras de infraestrutura por cerca de uma semana no começo de agosto. O eletricista Luis Medeiros é patrão do piquete Descendência Caudilha, do bairro Santo Antônio, em Porto Alegre, e que participa do Acampamento Farroupilha há 23 anos.

Na manhã de hoje, ele, a esposa Cláudia Pavan e um grupo de amigos estendeu o café da manhã em uma mesa enquanto organizava toras de madeira para iniciar a montagem. “Cheguei às 6h e pretendemos permanecer até umas 21h. É importante estar aqui para manter a tradição, porém teremos que fazer algumas readequações no galpão, em razão das árvores aqui no lote”, comentou ele.

Já o capataz do CTG Guardiões do Rio Grande, da Restinga, também na Capital, Fabiano Saidler, disse que o trabalho seguiria até esgotar a energia dos trabalhadores. "Precisamos correr para deixar tudo em ordem em duas semanas”, afirmou ele, enquanto funcionários de uma empreiteira retiravam materiais de uma carreta. De acordo com a GAM3, os trabalhos estão seguindo conforme o cronograma, e, de forma geral, o clima bom tem colaborado para não haver mais atrasos na montagem. O evento ocorre no Harmonia entre os dias 1º e 20 de setembro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895