19ª CRS distribui 60 mil EPIs para Secretarias Municipais de Saúde

19ª CRS distribui 60 mil EPIs para Secretarias Municipais de Saúde

Três Passos e Frederico Westphalen são as cidades mais afetadas pela pandemia na região

Agostinho Piovesan

Três Passos e Frederico Westphalen são as cidades mais afetadas pela pandemia na região

publicidade

A 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Frederico Westphalen, recebeu nesta quinta-feira (20) um total de 60 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O material, destinado pela secretaria de Saúde do Estado (SES), foi transportado por um caminhão do Exército até o órgão regional e será utilizado por trabalhadores que atuam na linha de frente das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 26 municípios da 19ª CRS.

Segundo a titular da coordenadoria, Marly Vendruscolo, o material foi distribuído às secretarias municipais de Saúde ainda nesta quinta-feira. “As máscaras, aventais, óculos e luvas vêm ajudar a suprir a falta desse tipo de material utilizado pelos profissionais que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus”, observou.

Marly disse que semanalmente a SES destina EPIs para hospitais e unidades de saúde dos municípios. “Essa ajuda do Estado é de extrema importância neste momento, pois municípios não consegue suprir a falta de material e os profissionais que atuam no atendimento das pessoas que apresentam sintomas precisam de proteção”, afirmou.

A coordenadora da 19ª CRS informou, ainda, que na região ocorre um platô em relação ao número de mortes e também de pessoas que testam positivo pelo Covid-19. “Nos 26 municípios foram registradas 36 mortes e 2.459 casos confirmados e, destes, 2.225 estão curados”, detalhou. Três Passos e Frederico Westphalen são as cidades com maior número de pessoas que testaram positivo e maior número de mortes. Três Passos contabiliza 11 mortes e Frederico Westphalen, 8.

Marly ressaltou que, mesmo havendo uma certa estabilização no número de mortes e contaminados, é importante que a população siga as recomendações das autoridades da área da saúde, especialmente quanto ao distanciamento, uso de máscaras e álcool gel. “Não sabemos, ainda, o que pode ocorrer daqui para frente, especialmente se levarmos em conta o período de frio e umidade."


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895