34ª edição da Oktoberfest de Igrejinha começa dia 20 de outubro

34ª edição da Oktoberfest de Igrejinha começa dia 20 de outubro

A Oktoberfest deste ano conta com o apoio da prefeitura municipal de Igrejinha e vai até o dia 29 de outubro.

Correio do Povo

Corte da 34ª Oktoberfest de Igrejinha: princesa Sofia Bischoff, rainha Kadina Linden e princesa Jenifer Müller

publicidade

A 34ª edição da Oktoberfest de Igrejinha começa no dia 20 de outubro com uma programação variada. Considerada a maior festa comunitária do Brasil, a atração promete reunir mais de 200 mil visitantes durante os dez dias de evento com shows e espetáculos no Parque de Eventos Almiro Grings (Parque da Oktoberfest). Com o slogan “Emoção que se vive junto”, a festa deve ser organizada por mais de 3 mil voluntários. 

O evento surgiu em 1988 como forma de homenagear a cultura dos imigrantes alemães que colonizaram a região. Durante todo o mês de outubro moradores da cidade se preparam para receber o público que busca reviver as tradições germânicas. Conhecida como uma das maiores festas populares do Rio Grande do Sul, a Oktoberfest é considerada como patrimônio cultural do Estado. 

A rainha da Oktoberfest de Igrejinha, Kádina Correia de Lima Linden, destaca que a programação conta com shows de grandes atrações nacionais, como Dennis DJ, Alexandre Pires, Wesley Safadão e Luan Santana, “além das tradicionais bandinhas”. Acompanhada das princesas, Jenifer Isamara Müller e Sofia Camargo Bischoff, Linden explica que a festa é realizada pela comunidade. “Este ano, temos um projeto para distribuir verbas para as cidades atingidas pelas chuvas”, acrescenta a rainha quanto às doações já realizadas pela feira, em visita ao Correio do Povo.

A Oktoberfest de Igrejinha é reconhecida como a maior festa comunitária do Brasil, já que além de resgatar a cultura germânica, distribui os resultados dos recursos arrecadados durante a festa, contribuindo com mais segurança, saúde e educação na região. Além disso, neste ano, a Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) realizará dentro da programação da festa um Jantar Solidário, no dia 24, cujo resultado financeiro será destinado às vítimas das enchentes do Vale do Taquari. A entidade ainda avalia outras atividades pontuais da programação do evento que poderão ter o resultado revertido para esse propósito.

O presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest (AMIFEST),  Marcelo Luis Kunst, afirma que a festa busca repetir os números de público e de consumo do ano passado, sendo esta a segunda edição realizada depois de três anos suspensa devido à pandemia da covid-19. Entre os números citados por Kunst, os 274 mil litros de chope consumidos na edição de 2022 e os 40 estandes da praça de alimentação cedidos para a comunidade. “Ano passado essas entidades tiveram um lucro líquido de R$1,6 milhão. A APAE de Igrejinha, em apenas um final de semana, teve um resultado líquido de R$100 mil”, explica Kunst. 

A Oktoberfest deste ano conta com o apoio da prefeitura municipal de Igrejinha e vai até o dia 29 de outubro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895