6º Caminho de Porto Alegre supera expectativas e reúne 3,1 mil participantes

6º Caminho de Porto Alegre supera expectativas e reúne 3,1 mil participantes

Trajeto de 22 quilômetros ocorre neste domingo do Centro Histórico à zona Sul

Felipe Faleiro

Público aderiu em peso ao evento na manhã deste domingo

publicidade

Mais de 3,1 mil pessoas de 96 cidades participam, neste domingo, da sexta edição do Caminho de Porto Alegre, caminhada turística de contemplação com um trajeto a pé de 22 quilômetros. A saída foi no Centro Histórico e a chegada, na zona Sul da Capital. O evento, promovido pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do RS (Acasargs), teve público muito superior ao inicialmente esperado, em grande parte devido ao clima agradável e a adesão das motivações pessoais de cada participante.

Inspirada na tradicional jornada de Santiago de Compostela, na Europa, a caminhada porto-alegrense vem aderindo mais participantes anualmente, que são tratados como verdadeiros peregrinos. Sozinhos, com familiares ou em grupos de caminhadas, muitos vieram de outras localidades do Rio Grande do Sul, e inclusive de fora do estado, ajudando a superar as expectativas de público, que, em 2017, ano em que o caminho da Capital foi fundado, foi de apenas 200 pessoas.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) auxiliou no controle de trânsito da caminhada. “Isto mostra o quanto esta adesão ao caminho vem crescendo ano a ano. É um trajeto muito lindo que passa por diversos pontos turísticos e históricos. E muitas pessoas vêm por uma verdadeira motivação pela superação e pelo desafio”, comentou a presidente da Acasargs, Adriana Reis. Durante todo o trajeto, houve apoio médico e disponibilização de frutas aos participantes.

O prefeito Sebastião Melo também participa de todo o percurso da caminhada. “Neste mundo repleto de guerras, conflitos e diferenças, acho que aqui é o lugar de todos apertarem as mãos, conversar, mesmo que haja diferenças religiosas, de política, e a cidade é um espaço para tudo isto. Sempre estou aqui com a Valéria (Leopoldino, primeira-dama), e como caminho diariamente por todos os lugares, isto aqui é tranquilo”, comentou Melo.

A produtora rural Leida Stella Costa Beber é do município de Panambi, no norte gaúcho, e cruzou o RS com mais 23 pessoas para aderir ao evento e visitar a Capital. “Temos um grupo de caminhada lá. Nos contatamos e todo mundo se movimentou para virmos. Nossa motivação é pessoal mesmo, de caminhar, curtir a natureza, compartilhar esta experiência com os demais. Já conhecíamos Porto Alegre, mas é sempre bom ver a cidade com outros olhos”, afirmou Leida.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895