8 pessoas estão desaparecidas após transbordamento do arroio Tega em Caxias do Sul

8 pessoas estão desaparecidas após transbordamento do arroio Tega em Caxias do Sul

Força d’água levou casas e Defesa Civil acredita que moradores foram soterrados

Vitória Miranda

publicidade


Os Bombeiros e a Defesa Civil de Caxias do Sul trabalham desde cedo nas buscas por 8 desaparecidos no bairro Galópolis, próximo às margens da BR 116. Os moradores tiveram as casas levadas pela água após o transbordamento do arroio Tega nesta madrugada.

O arroio é um afluente do complexo Dal Bó, represa que alimenta uma das principais Estações de Tratamento de Água de Caxias do Sul. Segundo a prefeitura, a hipótese é que os moradores ficaram soterrados. Ainda não há novidades nas buscas.

Caxias do Sul também vive em situação de alerta pelo risco de transbordamento das represas do Complexo Dal Bó. O sistema compreende três represas, São Paulo, São Pedro e São Miguel.

De acordo com a prefeitura, no caso de rompimento da barragem São Miguel, cerca de 110 ruas do municípios ficariam alagadas. O tempo estimado de chegada da onda é de aproximadamente 2 segundos nas ruas mais próximas e de 2h30 até foz do rio das Antas.

No entorno da barragem, os primeiros atingidos seriam cerca de 40 famílias. Essas pessoas já foram deslocadas na noite desta quarta-feira para abrigos da prefeitura e casas de familiares. A Defesa Civil segue monitorando a barragem para avisar a população em caso de rompimento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895