Ação de Janeiro Branco conscientiza população sobre saúde mental na Redenção

Ação de Janeiro Branco conscientiza população sobre saúde mental na Redenção

Evento contou com ações diversas para a comunidade, como aulas de ioga, ritmo, apresentações de dança e canto, além de conversa com psicólogas

Rodrigo Thiel

Diversas atrações em alusão à saúde mental foram disponibilizadas para quem passeava pela Redenção

publicidade

As vestimentas brancas chamaram a atenção de todos que passaram pela Redenção na manhã deste domingo. Isto porque foi realizada uma ação de conscientização sobre a saúde mental, em alusão ao Janeiro Branco. A aposentada Avani Santos Teles, de 83 anos, foi uma das que fizeram questão de participar da ação. “Eu estou aproveitando tudo. Já dancei, já verifiquei a glicose e vou participar de todas as ações. Com a minha idade, este tipo de ação é muito importante para a mente”, contou.

O bate-papo sobre o Janeiro Branco aconteceu próximo ao Monumento do Expedicionário e buscou abordar a importância de tratar do assunto. Além da aferição de pressão e glicemia, a ação contou também com atividades físicas, como aulas de ioga, ritmos e funcional, apresentações culturas de dança e canto, participação do projeto Divas da Alegria e serviço escuta com psicólogas.

De acordo com a psicóloga Samantha Sittart, é mais do que necessário falar sobre saúde mental, em função dos altos índices de depressão, ansiedade e de outros transtornos relacionados. “A gente precisa levar essa pauta para o público. Precisamos cuidar da mente, tanto é que esse é o lema da campanha: ‘Quem cuida da mente, cuida da vida’. A gente precisa fazer terapia, precisa conhecer nossos limites. Todas essas questões te levam a ter uma boa relação com o outro e com a própria vida”, contou a psicóloga, que estava oferecendo escuta para quem passava pela redenção.

O vereador Alvoni Medina, autor da Lei 12.584, que estabeleceu a campanha Janeiro Branco no calendário de Porto Alegre e criou o Mês de Conscientização sobre Saúde Mental, também participou da ação. “Estamos começando um novo ano, de novas conquistas e novos projetos. É uma página em branco na nossa vida. Precisamos cuidar da saúde mental desde o início para termos um ano de conquistas e realizações. A gente precisa de um olhar mais apurado para ver o que está acontecendo com a nossa saúde mental e de quem está ao nosso redor, ajudando as pessoas que precisam e que falam de depressão”, destacou o vereador.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895