Ação do Instituto Moinhos Social revitaliza associação de moradores da Ilha do Pavão

Ação do Instituto Moinhos Social revitaliza associação de moradores da Ilha do Pavão

Em parceria com o projeto DU99, cerca de 40 voluntários ajudaram na limpeza, recuperação do espaço, pintura, jardinagem e montagem de novos móveis

Rodrigo Thiel

Sede da associação de moradores da Ilha do Pavão passou por mutirão de limpeza, pintura e montagem de móveis

publicidade

O sábado de tempo firme permitiu que uma importante ação social fosse realizada em um dos locais mais necessitados de Porto Alegre. A iniciativa do Instituto Moinho Social, em parceria com o projeto DU99, promoveu a revitalização da Associação de Moradores Vitória da Ilha do Pavão, no Arquipélago. Cerca de 40 voluntários, entre eles colaboradores do Hospital Moinhos de Vento, ajudaram na limpeza, recuperação do espaço, pintura, jardinagem e montagem de novos móveis.

De acordo com a vice-presidente da associação, Cristina de Almeida Cardoso, a comunidade lutava há sete anos para arrumar o espaço. O prédio serve de local para desenvolvimento social de mulheres da região a partir de oficinas de costura e de sabão, além de ser ponto de distribuição de alimentos. “Nas últimas enchentes, a água estragou tudo. Agora teremos um espaço todo novo, vai ficar muito bom. Aqui, atendemos cerca de 150 pessoas com doações e as oficinas contam com umas 20 mulheres”, apontou Cristina.

Uma das propostas do mutirão é realizar todas as melhorias no imóvel em apenas um dia de trabalho voluntário. A supervisora do Instituto Moinhos Social, Monique Pimentel, foi uma destas voluntárias que fizeram parte da ação de retomada da associação de moradores. Ela destacou que a região das ilhas já vem recebendo diversas atividades capitaneadas pelo Hospital Moinhos de Vento.

“O nosso propósito é compartilhas educação de excelência. Buscamos sempre atuar nas comunidades com maior índice de vulnerabilidade social. A transformação da associação de moradores serve para que eles tenham um espaço de uso tanto nos momentos difíceis, mas também para desenvolvimento social. Nesta ação, temos colaboradores do hospital aqui também atuando como voluntários, todos engajados em transformar”, afirmou.

A DU99 também fez parte da ação da recuperação da associação de moradores. Conforme a arquiteta e fundadora, Aline Fuhrmeister, a entidade é um projeto de impacto social a partir da ressignificação de espaços. Além de todas as melhorias estruturais na sede, a DU99 criou uma identidade visual para a associação e um projeto de arquitetura para o imóvel, que terá ambientes melhores trabalhadores, cozinha, espaços para oficinas e um ambiente kids.

“A gente faz esses pequenos reparos que a gente chama de ressignificação. No momento que a gente transforma esse espaço e qualifica ele, não só esteticamente, mas funcionalmente, fazemos com que a associação possa atender um público maior, como uma forma de desenvolvimento humano e social da região”, finalizou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895