Ações de conscientização ao câncer bucal marcam último dia do Maio Vermelho

Ações de conscientização ao câncer bucal marcam último dia do Maio Vermelho

Mutirão contou com a participação de cirurgiões-dentistas nas unidades de Saúde de Porto Alegre

Felipe Samuel

Expectativa é de que 700 pacientes tenham sido atendidos por especialistas durante o mês de maio

publicidade

Em meio a ações de conscientização e prevenção ao câncer bucal, cirurgiões-dentistas das Unidades de Saúde de Porto Alegre realizaram nesta quarta-feira exames específicos para a investigação da doença e passaram orientações à população com relação à promoção e prevenção. A iniciativa faz parte das ações marcadas para 31 de maio, Dia Estadual de Combate ao Câncer de Boca e Dia Mundial sem Tabaco, e integram a programação do Maio Vermelho.

Na unidade de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, o movimento intenso de pacientes refletia o interesse da população em fazer exames preventivos contra o câncer bucal. A cirurgiã-dentista Juliana Romanini explica que o cigarro é a principal causa da doença. “A gente precisa trabalhar muito a prevenção. A gente faz toda uma atividade de orientação, de exames preventivos, mobiliza todas as equipes de saúde para que nesse mês, nessa semana principalmente, os cuidados sejam intensificados, acolhendo os pacientes para fazer o diagnóstico precoce de lesões”, afirma.

Conforme Juliana, as equipes seguem mobilizadas para prevenir a doença e fazer o diagnóstico precoce. “É importante identificar as lesões nas suas fases iniciais. Identificado alguma lesão, os pacientes são imediatamente inseridos no sistema de saúde, encaminhados para o especialista, que é o estomatologista da rede, para fazer uma avaliação completa e a biópsia para o diagnóstico definitivo. E assim ser inseridos no sistema para ser tratado pela equipe médica”, destaca, lembrando que as ações preventivas são preconizada pelo Instituto Nacional do Câncer Bucal (Inca).

Com a mobilização das unidades de saúde de Porto Alegre, a expectativa é de que 700 pacientes tenham sido atendidos por especialistas durante o mês de maio. “Nesta quarta-feira, no Santa Marta, a gente identificou dois pacientes com lesão que foram encaminhados para especialidade de estomatologia para fazer a avaliação final e o acompanhamento necessário na boca”, alerta. A gente orienta sempre a questão da importância do autocuidado. No momento que as pessoas higienizam a a boca, fazem a escovação, passam o fio dental e observam um dente quebrado, um sangramento, que eles também olhem a parte vermelha da boca, a mucosa, para procurar alguma alteração de textura de cor”, completa.

Conforme Juliana, quem tiver suspeita da doença deve procurar um especialista. Manchas e feridas que não cicatrizam em duas semanas merecem atenção redobrada, porque podem significar lesões mais avançadas. O Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSAÚDE) é uma das entidades que apoiam a mobilização. O presidente da entidade, José Eri de Medeiros, destaca a importância das ações preventivas para evitar o câncer de boca e o trabalho dos cirurgiões-dentistas. 

“A nossa equipe da escola da responsabilidade social trabalhou durante todo o mês sobre essa temática para chamar atenção para o câncer de boca. É importante envolvermos também a questão cultural. A saúde é um termo ampliado, na realidade saúde não é uma questão de falta de qualquer patologia, mas sim ter boa moradia, alimentação e ser cuidado”, ressalta. Durante a ação, o artista Zé Caradípia, autor do clássico Asa Morena, apresentou um pocket show em que cantouduas paródias alusivas ao tema.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895