Ações de conscientização e vacina: veja como foi celebrado os 251 anos de Porto Alegre na Redenção

Ações de conscientização e vacina: veja como foi celebrado os 251 anos de Porto Alegre na Redenção

Atividades ocorreram durante este domingo

Kyane Sutelo

Espaços estiveram abertos ao público no entorno do chafariz da Redenção, neste domingo.

publicidade

Porto Alegre completou 251 anos com um aniversário repleto de atividades. O Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção, foi palco neste domingo de diversas atividades para o público que passeava pelo local. Em tendas instaladas no entorno do chafariz, a prefeitura ofertou serviços e informações sobre saúde, reciclagem, uso da água, cuidado animal, mobilidade urbana e segurança.

Uma das tendas que chamou a atenção do público foi a dividida pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). No local, uma caixa acrílica mostrava parte do lixo coletado nas bocas de lobo da cidade e os servidores convidavam a população a participar de uma atividade, deixando um material de plástico e ganhando uma ecobag.

“O plástico atrapalha muito os nossos rios, arroios e todo o processo que a gente tem para o tratamento da água”, explicou o assessor da diretoria do Dmae, Gustavo Brock. A aposentada Juraci Machado levou uma garrafinha de água vazia e saiu com o brinde. Ela se diz uma apoiadora da reciclagem. “Eu sou muito a favor, sempre faço. No meu prédio a gente tem a reciclagem e é muito importante”, contou. 

Enquanto as trocas de plástico por ecobags aconteciam de um lado do stand, do outro o sensibilizador ambiental do DMLU Edu Nunes questionava os visitantes que chegavam. “Tu recicla teu lixo?”. A pergunta era seguida pela  explicação da importância do ato. Segundo ele, Porto Alegre recicla, atualmente, 4,5% dos resíduos gerados, índice que poderia chegar a 23%. Para melhorar esse número, o DMLU expôs no local amostras de itens reciclados, como lã feita de garrafa pet, por exemplo. Foi a exposição que atraiu o profissional de obras vindo de Cidreira Félix Souza para a tenda. “A gente tem que fazer alguma coisa para que esse material não vá para a natureza, reutilizar ele”, avalia.

O espaço montado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também foi destaque, especialmente para as crianças e adolescentes. De forma lúdica, com miniaturas de placas e carrinhos, uma ação orientava sobre as regras de trânsito. Giovanna Pedroso dos Santos, de 12 anos, saiu do local com os aprendizados na ponta da língua. “Tem uma faixa branca que é até onde pode passar de carro e quando tiver motociclista, podem passar também”, detalhou. O diretor-presidente da (EPTC), Paulo Ramires, explicou que o foco é gerar empatia e responsabilidade nos jovens. “Também fazendo a parte da fiscalização, cobrando o pai, o irmão, a tia, o avô, para que eles também sigam as regras de trânsito”, disse.

As ações na Redenção contaram ainda com a tenda da Secretaria de Saúde da Capital, com vacinação bivalente contra Covid-19, orientação de prevenção sobre infecções sexualmente transmissíveis, oficinas e  aferição de sinais vitais. Equipes da prefeitura também orientaram sobre como baixar nos celulares o aplicativo do 156 e quais serviços públicos podem ser acionados pelo número. Orientações sobre o Castramóvel e bem-estar animal também foram ofertadas, além de entretenimento às crianças.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895