Ações de fiscalização para evitar a propagação da Covid-19 serão intensificadas no Vale do Sinos

Ações de fiscalização para evitar a propagação da Covid-19 serão intensificadas no Vale do Sinos

Novo Hamburgo e São Leopoldo apertam o cerco para evitar aglomerações

Stephany Sander

Em reunião das entidades de Novo Hamburgo, foi definido que o Comitê de Fiscalização e Operações Covid irá se reunir sistematicamente

publicidade

As ações de fiscalização e coibição de aglomerações serão intensificadas no Vale do Sinos. Em Novo Hamburgo, a prefeitura anunciou que está apertando o cerco contra baladas, pubs, bares ou qualquer estabelecimento que promover aglomerações em um trabalho conjunto da Brigada Militar, Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Municipal e Central da Fiscalização. Em reunião das entidades no final da tarde desta terça-feira, foi definido que o Comitê de Fiscalização e Operações Covid irá se reunir sistematicamente.

As primeiras operações devem ocorrer já nos próximos dias e quem for flagrado realizando eventos que promovam aglomerações será multado e poderá ter seu estabelecimento fechado por 90 dias. Além das forças de segurança que estiveram no encontro, novas reuniões terão, ainda, a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Ministério Público, entre outras instituições. Além de reforçar a fiscalização contra eventos clandestinos, alguns fiscais-monitores estarão em pontos principais da cidade, como Centro, bairros Canudos, Kephas, incluindo praças e parques, para orientar a população.

Em São Leopoldo, o Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus definiu a manutenção das regras de prevenção e enfrentamento a pandemia e adoção de medidas para evitar novas aglomerações, até o dia 1º de dezembro, segundo o prefeito Ary Vanazzi. “Estamos preocupados com aglomerações em diversos pontos da cidade e por isso estamos intensificando as ações de fiscalização da Força-Tarefa, que agora passa a ter um reforço no seu quadro de profissionais, além do aumento das rondas. É importante também que a população continue denunciando as irregularidades”, disse.

O horário de funcionamento do comércio foi ampliado com o objetivo de diminuir as aglomerações nas compras de fim de ano e na black friday, potencializando a antecipação da campanha de Natal das entidades do comércio. A partir desta quarta, o comércio funciona das 9h às 21h.

Seguem mantidas a restrição de 50% dos trabalhadores e a capacidade de atendimento simultâneo será de um cliente por atendente. O comércio pode atuar nas modalidades tele-entrega, comércio eletrônico ou drive-thru.

“Em função das festas de final de ano e das medidas de aquecimento da economia, construímos com as entidades do comércio a antecipação da campanha de Natal com uma maior opção de horário para a população fazer suas compras sem aglomeração”, explica o secretário-executivo do Comitê, Murilo Amatneeks.

Denúncias de descumprimento dos decretos em São Leopoldo podem ser feitas diretamente com a Guarda Civil Municipal nos telefones: 153, (51) 3526-5800 e (51) 3526-5801.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895