A cada cem motoristas abordados em Caxias do Sul, nove estão embriagados

A cada cem motoristas abordados em Caxias do Sul, nove estão embriagados

Prefeitura intensificou fiscalização na cidade, aumentando em 28% o número de abordagens

Celso Sgorla

Número de abordagens cresceu 28% nos primeiros seis meses do ano

publicidade

Caxias do Sul intensificou as blitiz da Balada Segura neste ano. A quantidade de abordagens realizadas pelos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), em busca de condutores embriagados, aumentou 28% em relação aos seis primeiros meses do ano passado. Com mais fiscalização nas ruas, aliada ao comportamento inadequado no trânsito, o número de motoristas flagrados embriagados também cresceu. Em média, a cada 100 abordagens, nove condutores sob efeito de álcool são identificados, autuados e impedidos de seguir viagem.

No primeiro semestre do ano passado, o percentual de motoristas autuados sob efeito de álcool ou que se recusaram a realizar o teste de etilômetro foi de 8,2%. Foram 322 casos de alcoolemia no trânsito, registrados em 3.884 abordagens. Em 2018, de janeiro a junho, o índice subiu para 9,6%: foram 478 condutores embriagados em 4.977 ações de fiscalização da prefeitura. É como se dois motoristas flagrados sob efeito de álcool fossem identificados todos os dias na cidade. O levantamento, realizado pela SMTTM, inclui tanto quem não zerou o bafômetro quanto quem se negou a fazer o teste. Ambas as situações estão previstas no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, o aumento nos casos de motoristas embriagados no trânsito caxiense soa como um alerta para os riscos adotados pelos condutores. Segundo ele, os números mostram que as ações para coibir a prática, realizadas pela pasta em parceria com outros órgãos de segurança, são fundamentais para que mais condutores sob efeito de álcool sejam retirados de circulação e que acidentes de trânsito sejam evitados. “O que nos preocupa é que nem com uma legislação mais dura o motorista está deixando de beber e dirigir”, disse o secretário.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895