"A moda desempenha um papel crucial na sustentabilidade", afirma especialista da Arezzo&Co

"A moda desempenha um papel crucial na sustentabilidade", afirma especialista da Arezzo&Co

Suelen Joner é head de sustentabilidade e D&I do grupo Arezzo&Co. Ela foi a convidada do Menu Poa desta terça-feira que tratou sobre a importância dos negócios mais sustentáveis

Paula Maia

Suelen Joner ressaltou que a sustentabilidade é uma jornada e que deve ser praticada diariamente

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No Menu Poa desta terça-feira, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), o foco foi a discussão sobre ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) um roteiro em direção a negócios mais sustentáveis, justos e éticos. Suelen Joner, head de sustentabilidade e D&I do grupo Arezzo&Co, foi a convidada especial e compartilhou a sua jornada dedicada à construção de uma cadeia de moda mais sustentável.

A presidente da ACPA, Suzana Vellinho, destacou a importância de abordar a pauta sustentabilidade e afirmou que a sua prática acaba sendo um diferencial no mundo dos negócios e impacta no futuro das próximas gerações. “É importante estar muito atento a esse debate e a necessidade de ações recorrentes”, declarou.

Suelen Joner é engenheira ambiental e iniciou sua fala afirmando que a sustentabilidade é sobre pessoas, interações humanas, empatia e a união de parceiros, pois é impossível fazer sustentabilidade sozinho.

A head também ressaltou que a sustentabilidade não tem fim. Que ela é uma jornada, não um destino. E que a sustentabilidade são ações realizadas diariamente. Suelen está na empresa há dois anos e lidera a estruturação da área ESG no grupo que engloba 17 marcas, com uma ampla influência global, com 8.100 colaboradores em todo o Brasil, uma sede em Campo Bom e presença nos EUA e Europa.

Suelen enfatizou que a sustentabilidade é fundamental na gestão de valor e contou que delineou seu trabalho em quatro pilares, incluindo a garantia de operações eficientes, práticas ambientais sustentáveis, empoderamento das equipes e comunicação transparente. Uma meta ambiciosa do grupo é alcançar a neutralidade de carbono até 2050, com um compromisso de compensar o que não pode ser reduzido tecnicamente.

“A moda tem um potencial muito gigante de ser agente da mudança. Ao longo da história, a moda representou o que a sociedade estava vivendo. Acho que a nossa sociedade hoje vive é uma emergência, olhando para as temáticas de sustentabilidade como um todo. E a moda tem, mais uma vez o papel de ser protagonista nessas mudanças que são necessárias de acontecer”, afirmou a Head de Sustentabilidade.

Suelen reconhece a responsabilidade de liderar uma agenda sustentável considerada urgente e afirma que todos precisam trabalhar na mesma direção para tentar minimizar os impactos negativos. Como essa é uma pauta que veio para ficar, a especialista destacou a necessidade de antecipar o futuro e o perfil dos consumidores, que estão cada vez mais interessados na sustentabilidade das marcas.

Além disso, Suelen destacou a importância do consumo consciente, mencionando a crescente tendência da moda circular, com a venda de peças usadas, citando a empresa Troc, que se concentra em artigos de luxo. Ela destaca que esse tipo de iniciativas está influenciando um público mais amplo a considerar a moda sustentável, observando que o público que procura brechós de luxo não é o mesmo que frequenta os brechós mais populares. Mas a tendência é que a moda sustentável se torne, também, a primeira opção do público que procura os artigos de luxo.

" O papel que a moda tem dentro desse contexto, é central. Porque a moda dita tendência, ela representa o movimento que a sociedade está vivendo, é uma forma de manifestação cultural também, uma manifestação social, uma manifestação política e a gente vem vivendo um momento onde as manifestações exigem essas mudanças de comportamento", ressaltou.

Em setembro, o grupo submeteu a meta de atingir a neutralidade de carbono ao Science Based Target, que é uma organização internacional que regula as ações das empresas do mundo inteiro, que estão comprometidas com Business Ambition. Esta é uma forma para reduzir as emissões dentro do que precisa ser reduzido para que o grupo possa ajudar a fazer com que a temperatura não aumente um grau e meio até 2050.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895