Abrigos de ônibus com painéis eletrônicos já fazem parte da rotina de passageiros em Porto Alegre

Abrigos de ônibus com painéis eletrônicos já fazem parte da rotina de passageiros em Porto Alegre

330 novas estruturas já estão instaladas na Capital, em parceria da Prefeitura com empresa Eletromídia

Felipe Faleiro

Contrato prevê instalação de 1.507 paradas em cinco anos na Capital

publicidade

Está em andamento a segunda fase da instalação dos novos abrigos de ônibus em Porto Alegre. Mais tecnológicos e considerados mais seguros, 185 têm painéis eletrônicos informando as próximas chegadas dos coletivos. O projeto é uma parceria da Prefeitura com a empresa Eletromídia, responsável pela gestão e manutenção dos abrigos. O contrato foi assinado em 2022, prevendo a instalação de 1.507 paradas em cinco anos, das quais 330 já foram instalados nos locais de janeiro até julho deste ano.

“O investimento é todo privado, e está alicerçado na exploração publicitária. Desde a retirada do abrigo antigo, colocação de piso podotátil, instalação do novo com sinal wi-fi e conexão 5G, e agora os painéis de próxima chegada, são serviços investidos pela empresa, inclusive quanto à reposição quanto ao vandalismo, depredação ou deterioração pelo tempo”, explica o secretário Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior, acrescentando que o projeto faz parte do Programa Mais Transporte.

A fase atual é a instalação dos abrigos em bairros mais periféricos à área central, como Lomba do Pinheiro, a primeira a receber as estruturas nesta fase, Restinga e Rubem Berta. Os três bairros receberão 91 abrigos; 14 já estão instalados, conforme a SMMU. Do total de 330 até o momento, 179 têm três assentos disponíveis e 152 têm dois lugares. Há ainda 70 abrigos sustentáveis, com placas fotovoltaicas para geração própria de energia.

Conforme Adão, os painéis, ainda em teste e descritos como a grande novidade das estruturas, servem como elemento de orientação aos passageiros. “Ele vai poder acompanhar quantos minutos faltam para o ônibus chegar naquele ponto. É uma forma além dos aplicativos que já estão em funcionamento, e têm a mesma função, além da possibilidade de pesquisa no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). E, principalmente, será algo para que o passageiro tenha conforto, segurança e qualificação no transporte coletivo em Porto Alegre”, avalia o secretário.

O projeto dos painéis havia sido anunciado primeiramente durante a edição deste ano do South Summit Brazil, em março, na Capital. Inicialmente, não estava prevista em contrato a disponibilização da conexão wi-fi nos abrigos, mas uma parceria entre a operadora Claro e a Eletromídia permitiu a adesão. Em um primeiro momento, os pontos que receberam as novas paradas foram as regiões dos bairros Bela Vista, Centro Histórico, Menino Deus, Rio Branco, Floresta e Jardim Botânico.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895