Acordo prevê contratações em nova operação de ônibus em Rio Grande

Acordo prevê contratações em nova operação de ônibus em Rio Grande

Cerca de 70% dos funcionários que trabalhavam para a empresa Noiva do Mar serão contratados pela Transpessoal

Angélica Silveira

Após protesto realizado na sexta-feira, 115 ex-funcionários da empresa Noiva do Mar serão contratados pela Transpessoal

publicidade

A empresa Transpessoal assumiu oficialmente neste domingo 100% das linhas do transporte coletivo em Rio Grande, no Sul do Estado. Na sexta-feira, a prefeitura havia anunciado o cancelamento, por decreto da concessão, para que a empresa Noiva do Mar continuasse operando 54% das 23 linhas. Com isso, funcionários desta empresa fizeram protesto e, em reunião com representantes do Tribunal Regional do Trabalho, do sindicato da categoria e da Transpessoal, foram oferecidas 102 vagas aos agora ex-funcionários da Noiva do Mar.

Porém, em assembleia, a proposta foi rejeitada pelos trabalhadores. Em nova reunião com representantes do sindicato patronal e o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Rio Grande, Fábio Machado, foram oferecidas 115 vagas com contratação imediata, 15 até o final desta semana, quando já terá sido realizada toda a transição do sistema entre empresas, e outras 15 até o final da primeira quinzena de junho. “Com isso, fechamos 145 contratações, o que dá 70% dos funcionários que trabalhavam na Noiva do Mar, no setor operacional, de limpeza, mecânica, além de motoristas e cobradores e dois do setor administrativo que são responsáveis pelo controle de tráfego na garagem”, diz Machado.

Como o sábado foi de transição, os ex-funcionários não quiseram trabalhar pela antiga empresa, e a Transpessoal operou de forma emergencial. Os não contratados trabalhavam em setores considerados de confiança da Noiva do Mar, como administrativo e financeiro, de fiscalização e de operação.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895