Adiada por 10 dias a decisão de fechamento de leitos SUS em Pelotas

Adiada por 10 dias a decisão de fechamento de leitos SUS em Pelotas

Prejuízo dos hospitais está próximo aos R$ 4 milhões mensais

Angélica Silveira

publicidade

As direções dos quatro hospitais filantrópicos de Pelotas (Beneficência Portuguesa, Santa Casa, São Francisco de Paula e Espirita) se reuniram e decidiram atender a solicitação da Prefeitura da cidade para o adiamento do prazo para a desativação dos 34 leitos de clínica geral e 30 de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS). Em ofício, a Prefeita Paula Mascarenhas fez o pedido em função de agendas e reuniões marcadas para a próxima semana no Ministério da Saúde.

Na oportunidadem devem ser discutidas soluções para manter a sustentabilidade do serviço. O prejuízo dos hospitais está próximo aos R$ 4 milhões mensais. Em documento, eles afirmam que o fechamento das unidades de internação terá como consequência reduzir outros serviços especializados como UTI 's, cardiologia, oncologia, maternidade e saúde mental.

Sem recursos do município e alternativas por parte do Estado, segundo as direções, essa é a última alternativa para impedir o impacto que a redução de leitos pode causar na saúde de Pelotas e da Região. Em um documento, os hospitais afirmam que após o período de dez dias não há possibilidade de nova prorrogação, sem que seja apresentada alguma solução.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895