Adoção de cães em Uruguaiana cresce na pandemia

Adoção de cães em Uruguaiana cresce na pandemia

Ao menos 210 cachorros estão aptos à adoção e ainda aguardam por um lar responsável

Fred Marcovici

Os animais são entregues ao tutor castrados e microchipados

publicidade

O Abrigo Municipal de Cães de Uruguaiana, que mantém uma média de dez adoções de animais por semana, contabilizou um aumento na procura por animais de estimação durante a pandemia. No entanto, ao menos 210 cachorros estão aptos à adoção e ainda aguardam por um lar responsável. O processo de adoção demora em média de três a quinze dias para ser concluído. Os animais são entregues ao tutor castrados e microchipados permitindo maior controle e um possível álbum on-line com imagens dos exemplares. A inserção de implantes tem a finalidade de identificar e monitorar os animais.

Para adotar, é necessário que a pessoa se dirija até o Canil, no bairro União das Vilas, e após a escolha, assine os termos de adoção, onde autoriza a prefeitura a acompanhar o tratamento por parte dos tutores e condições do cão após adoção. Caso o cachorro selecionado não esteja castrado, é preciso aguardar a cirurgia de esterilização, atualmente realizada pelo Castramóvel, onde também é efetuada a microchipagem do cão. O sistema auxilia o canil fazendo a cirurgia de esterilização, coletando sangue, avaliando a saúde de cada cachorro e tem todo o material necessário para cuidar da saúde dos pets.

A meta da Secretaria é microchipar e castrar todos os animais do canil até o final de setembro. Inclui-se no planejamento da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal reservar um espaço no portal on-line para publicar um catálogo com as fotos dos animais do canil disponíveis para adoção. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Maykol Goulart, a grande parte dos animais já está castrada.

O canil é assistido pela Prefeitura de Uruguaiana. A manutenção e limpeza do local é feita exclusivamente por funcionários do Executivo. A ação de voluntários foi suspensa para evitar possíveis acidentes, machucados ou contaminações de terceiros. O canil não recebe doações financeiras, uma vez que qualquer donativo entrará no cofre público para redistribuição. Porém é permitido efetuar doações de produtos para ajudar na manutenção e no apoio aos animais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895