Aeroporto Salgado Filho tem 150 pessoas ilhadas no terminal principal

Aeroporto Salgado Filho tem 150 pessoas ilhadas no terminal principal

Muitas são crianças. Passageiros reclamam de falta de assistência

Jonathas Costa

As pistas do aeroporto estão tomadas pelo Guaíba, inclusive com correnteza já qua a água segue entrando

publicidade

O Aeroporto Salgado Filho tem 150 pessoas ilhadas no seu terminal principal na tarde deste sábado, 4. O aeródromo segue fechado para pousos e decolagens, já que pistas do aeroporto estão tomadas pelo Guaíba, inclusive com correnteza já qua a água segue entrando.

A água está acima da altura dos joelhos em toda a área próxima a estátua do laçador, um dos acessos ao aeródromo, o que impede a fácil saída do local. Por volta das12h30min, uma mulher e seu bebê de colo foram evacuados do local, com o auxílio de uum veículo 4x4.

Uma estrangeira, que pousou nesta manhã, tinha Uruguaiana como destino final, mas agora não sabe como vai sair do terminal. Além disso, pessoas que saíram da cidade de ônibus foram levadas ao aeroporto ainda ontem, quando a rodoviária fechou, com a intenção de pegar voos para deixar Porto Alegre. Estes passageiros acabaram também ilhados.

Uma reunião entre as companhias aéreas e a defesa civil ocorre por volta do meio-dia, para tentar resolver a situação. As companhias indicam que conseguiram hotel, mas não tem como levar os passageiros até lá. Informações preliminares apontam que as empresas estão tentando levar alguns dos passageiros de ônibus para Florianópolis.

Há uma resistência das pessoas a deixar o aeroporto, por entender que estão seguros no terminal neste momento, contudo, a água segue subindo e põe em risco toda a área do aeródromo.

Por volta das 13h, os passageiros da companhia aérea Gol conseguiram ser retirados do aeroporto. Demais companhias montavam operação logística para conseguir evacuar seus passageiros.

| Foto: Jonathas Costa / Especial / CP

Sem previsão

Em entrevista coletiva nesta manhã, o Prefeito Sebastião Melo disse ainda não ter informações sobre a reabertura do aeroporto, ou sobre os prejuízos causados pela enchente no local.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895