Agosto Dourado marca importância do aleitamento materno

Agosto Dourado marca importância do aleitamento materno

Durante o mês estão previstas atividades para enfatizar a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além de ressaltar que esse é o principal e mais completo tipo de alimentação para os bebês.

Correio do Povo

Além da iluminação cênica, com luzes douradas, no Palácio Farroupilha, atividades que ressaltam a importância do aleitamento materno estão previstas em Porto Alegre

publicidade

Quem passar pela frente do Palácio Farroupilha, à noite, até o 7 de agosto, vai encontrar a fachada iluminada de dourado em alusão à Semana Mundial da Amamentação e ao Agosto Dourado, mês de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. 

Outras ações também estão previstas para marcar a campanha que tem como principal objetivo ressaltar que o leite materno é o principal e mais completo tipo de alimentação para os bebês. Entre elas está o XV Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação em conjunto com o X Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. O encontro vai ocorrer nesta quinta-feira, no auditório do Ministério Público Estadual.

Com o slogan "Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães que trabalham", o Seminário traz palestrantes do Rio de Janeiro e Salvador que vão abordar experiências de empresas públicas e privadas sobre a implantação de salas de amamentação no local de trabalho.

A diretora do departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Tatiana Bernardes, enfatiza que esses relatos e experiências são cruciais para fortalecer a conscientização e esclarecer sobre a importância da amamentação, destacando que o dourado simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno.

Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove atividades ao longo do mês em unidades de saúde e no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). O destaque inclui a ampliação do acesso a um kit para mulheres que desejam manter a amamentação ao retornar ao trabalho ou quando as crianças iniciam a escola, por meio do projeto "Amamentar é Tri”.

Mulheres que estão amamentando e possuem excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml) são clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem fazer doação de leite humano também no HMIPV. Contato com a equipe do hospital pode ser feito pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. As doações são essenciais para o desenvolvimento de bebês prematuros que estão internados na UTI neonatal e cujas mães ainda não conseguem produzir o próprio leite.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895