Agricultores recebem prêmios por preservar a natureza no interior do Estado e em Santa Catarina

Agricultores recebem prêmios por preservar a natureza no interior do Estado e em Santa Catarina

Os produtores rurais participaram da segunda edição do Programa Vizinho Amigo

Agostinho Piovesan

A usina está localizada no rio Uruguai, entre os municípios de Alpestre (RS) e Águas do Chapecó (SC)

publicidade

Dez pequenos agricultores, proprietários de terras vizinhas ao reservatório da usina hidrelétrica Foz do Chapecó, localizada no rio Uruguai, entre Alpestre (RS) e Águas do Chapecó (SC), receberam nos últimos dias prêmios que variaram entre R$ 1 mil e R$ 6 mil por terem se destacado no cuidado com a Área de Preservação Permanente (APP) da hidrelétrica.

Os produtores rurais participaram da segunda edição do Programa Vizinho Amigo, que foi criado pela empresa com o objetivo de valorizar iniciativas de proteção da mata ciliar e outras ações em favor da natureza.

Segundo a Foz do Chapecó Energia, os proprietários ganhadores são dos municípios de Caxambu do Sul, Paial e Águas de Chapecó, em Santa Catarina, e Alpestre e Rio dos Índios, no estado do Rio Grande do Sul. Foram 74 proprietários que se inscreveram para participaram do programa e registrar o trabalho que desenvolvem em favor da natureza.
O diretor da Foz do Chapecó Energia, Otávio Luiz Rennó Grilo, disse que a iniciativa da empresa visa valorizar os bons exemplos. “Esses exemplos de preservação não são apenas para nós, para os filhos, netos mas também para que as gerações futuras tenham rios e matas”, observa.

Grilo informou que, além dos proprietários, o Poder Público de Caxambu do Sul recebeu um certificado como Prefeitura Amiga do Meio Ambiente, por incentivar a preservação e a educação ambiental entre os lindeiros do reservatório.

O reservatório da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó tem uma área de 79,2 Km², dos quais 40 Km² correspondem à própria calha do rio Uruguai. Sendo assim, apenas 39,2 Km² foram inundados para a formação do lago, tornando a Foz do Chapecó uma das usinas com menor coeficiente área alagada/potência instalada do País.

A barragem da Usina Foz do Chapecó tem 598 metros de extensão e 48 metros de altura. O vertedouro da Usina Foz do Chapecó é formado por quinze comportas que escoam a água do reservatório não utilizada para geração de energia. Sua capacidade máxima de descarga se aproxima da capacidade de vazão da maior usina hidrelétrica em operação no Brasil: a Usina de Itaipu.

Com quatro unidades geradoras, a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó tem uma potência instalada de 855 megawatts. Sua capacidade equivale a 25% do consumo de energia do estado de Santa Catarina ou 18% do consumo do Rio Grande do Sul. É energia suficiente para abastecer mais de cinco milhões de lares. A casa de força, onde as unidades geradoras estão abrigadas, fica totalmente localizada em Alpestre, no Norte do Rio Grande do Sul.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895