Agricultura de São Borja oferece capacitação a 34 agroindústrias

Agricultura de São Borja oferece capacitação a 34 agroindústrias

Orientações serão dividas em três dias

R7

publicidade

Em São Borja, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) oferecerá curso de capacitação voltado para 34 agroindústrias inscritas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Serão 21 horas de orientações, dias 31 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro, a serem ministradas, nos turnos da manhã e da tarde, no auditório do Senac.

A capacitação terá aulas ministradas pela empresa Paradigma Veterinários Associados, de Porto Alegre, com reconhecida experiência no setor. A ação visa reforçar treinamento ao exercício de boas práticas no manuseio, embalagem e comercialização de todos os produtos de origem animal. Desta forma, participarão da capacitação desde os proprietários das agroindústrias até os técnicos responsáveis e trabalhadores de apoio.

As orientações incluem avaliação de manual de orientação nas diversas etapas do processo de produção, procedimentos operacionais padronizados e aplicação do manual de boas práticas em relação ao Serviço de Inspeção Municipal. Entra na grade do curso também a legislação no setor. O secretário de Agricultura do município, Eugênio Dutra, destaca que a iniciativa terá fundamental importância.

Ganhos para os produtores

Um dos principais ganhos, conforme explica, é que todos os participantes ficarão mais seguros na rotina do dia a dia na produção de itens como queijo, mel, ovos, linguiças, charques, e todos os embutidos de modo geral. Das 34 agroindústrias inscritas no SIM, nove são familiares.

Dutra ressalta que, além de garantir maior segurança no processo de produção, também será possível, na prática, entregar ao consumidor itens mais bem elaborados e seguros. Outro avanço destacado pelo secretário é que capacitações deste tipo representam mais um passo de avanço ao registro no SUSAF - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – o serviço de inspeção estadual. “Esta ação é meta na prefeitura e entre os produtores. O registro no SUSAF permitirá comercializar a produção local em todo o Rio Grande do Sul”, ressalta o prefeito Eduardo Bonotto.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895