Albergue Municipal Rotary Club acolheu 55 pessoas em Canoas durante a passagem do ciclone Yakecan

Albergue Municipal Rotary Club acolheu 55 pessoas em Canoas durante a passagem do ciclone Yakecan

Em Montenegro, prefeitura reativou o Plantão Social devido as baixas temperaturas a partir desta quarta-feira

Fernanda Bassôa

Além do albergue do Rotary Club, Canoas também disponibilizou outros 15 pontos excepcionais de abrigo

publicidade

O Albergue Municipal Rotary Club, no bairro Mathias Velho, em Canoas, na Região Metropolitana, acolheu 55 pessoas em situação de rua, na noite desta terça-feira, em virtude da passagem do ciclone Yakecan e da previsão de baixas temperaturas. No local, os abrigados puderam contar com alimentação quente, roupas, kits de cama e higiene pessoal. Além do albergue, a Prefeitura de Canoas também disponibilizou outros 15 pontos excepcionais de abrigo.

A decisão foi tomada devido à previsão de chuva, ventos fortes e queda brusca da temperatura. Porém, como não houve famílias desalojadas, os locais não precisaram ser ocupados e já foram desativados. Já a Prefeitura de Montenegro, no Vale do Caí, reativou nesta quarta-feira o projeto Plantão Social com a chegada das ondas de frio ao Estado. A partir de hoje, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania iniciam as ações que buscam auxiliar famílias em vulnerabilidade social a vencer as baixas temperaturas previstas para os próximos dias.

Uma das medidas que o município fará é o processo de “envelopamento”, com lonas, de moradias e casebres que possuem frestas, para manter o frio do lado de fora. Até o final de semana, de acordo com o secretário Luís Fernando Ferreira, a cada noite, equipes da prefeitura estarão à disposição para atender as demandas urgentes por roupas e cobertores.

Segundo Ferreira, a experiência do último ano foi positiva e fez com que o setor aperfeiçoasse o projeto, pois mais de 100 famílias foram atendidas. O titular da pasta solicita que o Plantão Social seja acionado apenas em casos de real necessidade. Quem necessitar pode entrar em contato pelos telefones (51) 3632-9180, (51) 3632-9790 e (51) 3649-1110.

De acordo com o prefeito Gustavo Zanatta, o Plantão Social é uma medida que visa garantir que nenhum montenegrino passe frio durante as baixas temperaturas que atingem a cidade e o Estado. “Nossa equipe estará de plantão para atender toda a comunidade, principalmente aquelas pessoas que não têm as condições de se manter aquecidas durante esse frio”, enfatiza. Segundo o chefe do Executivo local, o poder público estará atento e continuará investindo em projetos que visem dar condições dignas de vida para as comunidades carentes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895