Alckmin analisa estragos das chuvas em municípios do Vale do Taquari

Alckmin analisa estragos das chuvas em municípios do Vale do Taquari

Cidades da região estão entre as mais afetadas pelas enchentes

Correio do Povo

publicidade

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), chegou neste domingo em comitiva ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e de ministros do governo federal, em municípios do Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas fortes chuvas. Durante a passagem, ele foi foi primeiramente até o hospital de campanha de Roca Sales e faz uma caminhada pela região para analisar os estragos do evento climático.

Participam da comitiva de Alckmin a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, além dos ministros da Defesa, José Múcio; da Saúde, Nísia Trindade; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta; do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias. 

Em seguida, Alckmin foi até Muçum e ao lado do prefeito da cidade, Mateus Trojan, pode ter um balanço presencial da destruição no município. Ainda hoje, o presidente em exercício estará em Lajeado, onde fará uma coletiva de imprensa. 

Com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem à Índia para participar do G-20, a presença do governo federal no Rio Grande do Sul passou a ser cobrada. O balanço mais recente da Defesa Civil Estadual aponta 43 mortos pelas fortes enchentes no Rio Grande do Sul. Os desaparecidos seguem sendo 46, a maior parte em Muçum (30), e depois em Lajeado (8) e Arroio do Meio (8). 

O informe mostra ainda que o número de feridos mais do que dobrou: foi de 224 para 452. Ao todo, o RS tem 88 municípios com registros de danos pelas chuvas, com 4.010 desabrigados e 12.381 desalojados. Desde o início dos trabalhos das autoridades no Estado, 3.130 pessoas já foram resgatadas.

*Com informações da repórter Vitória Fagundes


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895