Aldeia caingangue abre aos visitantes em São Leopoldo

Aldeia caingangue abre aos visitantes em São Leopoldo

Famílias da Por Fi Ga recebem alunos e comunidade em geral todo ano no Dia do Índio

Stephany Sander

Comunidade apresentou seu artesanato e danças

publicidade

 A quinta-feira foi um dia diferente na aldeia caingangue Por Fi Ga, com sede no bairro Feitoria em São Leopoldo. Todos os anos, no Dia do Índio, as 30 famílias recebem estudantes e a comunidade em geral para mostrar suas tradições com a exposição de artesanatos e apresentações de dança.

Conforme Darci Rodrigues, um dos representantes da aldeia, a tribo quer ser ouvida. "Ficamos muito isolados do resto da cidade, mas nossa aldeia está sempre à disposição de quem quiser conhecer. Além disso, temos reivindicações a fazer, não queremos ser esquecidos", disse ele, lembrando da antiga escola que funcionava dentro da aldeia e que está desativada há três anos. "Os alunos assistem às aulas em um espaço improvisado, no nosso galpão, o que não é o ideal", explicou ele, destacando que existe um projeto para recuperar o prédio do educandário.

Além das atividades de ontem, a aldeia irá realizar uma festa como parte da programação do Abril Indígena, um projeto da Funai, nos dias 26 e 27, aberto a todos.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895