Alegrete e São Borja iniciam mobilização para a Feira do Peixe deste ano

Alegrete e São Borja iniciam mobilização para a Feira do Peixe deste ano

Organização dos eventos em cada cidade já contataram os piscicultores locais para verificar como está a produção

Fred Marcovici

Alegrete já realizou uma despesca devido a estiagem e se programa para mais ações iguais

publicidade

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SAPDR) de Alegrete, deu início aos preparativos para a Feira do Peixe 2022, que deverá ocorrer nos mesmos moldes de 2021, onde ocorreu a comercialização na Praça Getúlio Vargas e no espaço do Feirante, de forma escalonada, em datas anteriores à Semana Santa, devido às restrições impostas pela pandemia. Neste ano, a equipe técnica da SAPDR já realizou visita aos piscicultores com o objetivo de aferir o levantamento de nível dos reservatórios e estimar a produção esperada.

Segundo a SAPDR, em função da estiagem, a produção será menor em relação ao ano passado, inclusive pelo baixo nível de um reservatório já ocorreu uma despesca (consiste no processo de retirar os peixes da unidade de cultivo) na localidade do Durasnal. Já existe planejamento de execução de mais despescas que devem ocorrer com acompanhamento da equipe da secretaria.

Em São Borja, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prepara nova edição da Feira do Peixe. O evento acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de abril no Mercado Público. Piscicultores do município serão convidados a comercializar seus produtos e a expectativa é ultrapassar o faturamento do ano passado, onde foram vendidas duas toneladas e meia de pescados. “Durante a semana visitaremos criadores de peixes para convidá-los a participar da feira”, conta o secretário da pasta, Eugênio Dutra.

O prefeito, Eduardo Bonotto, lembra que a Feira do Peixe já é um evento tradicional em São Borja em função da Semana Santa e que se trata de uma grande oportunidade para pescadores artesanais e piscicultores são-borjenses. “Na feira são ofertados peixes de espécies como carpa, tilápia, jundiá, traíra, grumatã e pacu, entre outras. Além disso, também serão comercializados produtos derivados do peixe, como lasanha, bolinhos de peixe, croquete, escondidinho, e muito mais. É uma importante ocasião para os comerciantes e também para a população adquirir produtos de excelente qualidade e com preços justos”, destaca.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895