Alegrete faz apelo para que seis mil pessoas completem o esquema vacinal contra Covid-19

Alegrete faz apelo para que seis mil pessoas completem o esquema vacinal contra Covid-19

Imunização é a principal medida para combater a doença

Fred Marcovici

publicidade

A Secretaria de Saúde (SMS) de Alegrete está convocando os mais de seis mil alegretenses, que ainda não completaram seu esquema vacinal com a segunda dose, a se direcionarem às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas. Autoridades sanitárias destacam a vacinação como o principal mecanismo de defesa contra a Covid-19.

Todas as vacinas contra a doença atualmente disponíveis demonstraram ser altamente eficazes na prevenção da Covid-19. Especialistas afirmam que se imunizar também pode ajudar a evitar que as pessoas adoeçam gravemente, mesmo que contraiam a doença. Estar vacinado também protege as pessoas mais próximas ao círculo pessoal de cada um, particularmente aquelas com risco aumentado por conta de comorbidades.

A Covid-19 pode causar complicações graves e fatais. O uso de máscaras e o distanciamento social também ajudam a reduzir a chance de se expor ao vírus ou de transmiti-lo a outras pessoas, mas essas medidas não são suficientes sozinhas, de acordo com os especialistas. As vacinas atuarão no sistema imunológico para que ele esteja pronto para combater o vírus caso haja exposição.

Por fim, vale destacar que estando vacinado e cumprindo os devidos protocolos de proteção (uso de máscara e álcool em gel) a pandemia tende a ser controlada com maior êxito.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895