Alegrete intensifica campanha contra poliomielite e multivacinação nesta segunda-feira

Alegrete intensifica campanha contra poliomielite e multivacinação nesta segunda-feira

Em Itaqui, a Secretaria de Saúde disponibiliza testes rápidos para liberação antecipada do isolamento em pessoas com Covid-19

Fred Marcovici

Ação em Alegrete será realizada na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Nova Brasília

publicidade

A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica a vacinação contra a poliomielite e multivacinação para crianças e adolescentes na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Nova Brasília. A iniciativa que amplia os trabalhos de imunização é consequência da baixa adesão à campanha no município. Além disso, será realizada a verificação e a atualização das carteiras de vacinação das crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos de idade.

Na oportunidade, também será disponibilizada a vacinação contra a Covid-19 para maiores de 18 anos (1°, 2° e 3° dose) e para maiores de 40 anos (4ª dose), nos turnos manhã, das 8h30min às 11h30min, e tarde, das 13h30min às 16h. Na ação será distribuído algodão-doce e pipoca a todos que comparecerem. As autoridades sanitárias apelam que levem as crianças para se divertirem no pula-pula e não se esqueçam de portar as carteirinhas de vacinação.

Em Itaqui, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da equipe de enfrentamento à Covid-19, já disponibiliza o serviço de teste rápido de antígeno (TR-AG), realizado na Associação Desportiva e Cultural da Camil (ADCC), para liberação antecipada dos interessados, desde que sejam pacientes positivos, sem mais uso de medicamentos, no sétimo dia de sintomas (D7) e já com melhora dos mesmos.

Caso o resultado do teste seja negativo, o paciente poderá ser liberado do isolamento neste momento sem necessidade de cumprir os 10 dias completos, apesar de se manter recomendação de maior cuidado com uso de máscara e evitar contato com pessoas dos grupos de risco até completar 10 dias do início dos sintomas. Anteriormente, somente profissionais da saúde, segurança pública e da educação, além de estudantes, tinham esse exame realizado pela SMS em função da alta carga de trabalho demandada. Os demais poderiam procurar o exame de forma privada.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895