Alerta máximo em São Leopoldo: dique extrava e moradores devem evacuar

Alerta máximo em São Leopoldo: dique extrava e moradores devem evacuar

Toda a região da Vicentina e São Miguel em risco por causa que o dique próximo a João Corrêa extravasou

Correio do Povo

publicidade

O dique próximo a João Corrêa extravasou, colocando toda a região da Vicentina e São Miguel em risco. Os moradores devem imediatamente deixar suas casas e procurar abrigo em locais seguros. O ginásio de esportes da Unisinos está disponível para receber aqueles que não têm para onde ir, uma vez que o Centro de Eventos já atingiu sua capacidade máxima.

Este alerta segue a transmissão ao vivo do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, na Rádio Prefeitura na noite de sexta-feira (3), onde ele alertou para o risco de transbordo dos diques do Rio dos Sinos a partir do meio-dia de sábado (4). Vanazzi solicitou que os moradores dos bairros Vila Brás, Campina, São Miguel, Paim e Jardim Fênix evacuassem suas casas o mais rápido possível.

O prefeito baseou seu alerta em uma previsão da Defesa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que prevê um risco de inundação severa. Isso poderia causar a maior enchente da história do Vale do Sinos, superando a cota de alerta dos diques de contenção para enchentes.

Um fator contribuinte para a iminente inundação foi o desligamento da Casa de Bombas da Santo Afonso em Novo Hamburgo, que colapsou devido ao grande volume de chuva. A inundação inicialmente afetará a avenida Mauá em direção à Vila Brás e se espalhará a partir daí.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895