Alunos de Triunfo participam de ação para a troca de resíduos plásticos por alimentos

Alunos de Triunfo participam de ação para a troca de resíduos plásticos por alimentos

Iniciativa faz parte do projeto Plastitroque e acontece de 15 a 23 de setembro na EMEF Almirante Barroso

Correio do Povo

Os chamados plasticoins serão trocados por kits com alimentos

publicidade

Estudantes e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Barroso, de Triunfo, poderão trocar resíduos plásticos por alimentos. A ação, que inicia nesta quinta-feira e se estende até 23 de setembro, faz parte do projeto Plastitroque, realizado pela Braskem, para incentivar a conscientização ambiental e a reciclagem por meio da coleta de resíduos plásticos gerados no dia a dia das pessoas.

“Queremos compartilhar conhecimento sobre o funcionamento da cadeia da reciclagem e a importância da coleta seletiva. Quanto mais cedo começa essa conscientização, melhor para o meio ambiente e para todos nós”, afirma Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul.

Garrafas plásticas, sacolas plásticas, tampinhas plásticas, embalagens de produtos de limpeza, higiene e alimentos serão pesados e convertidos em plasticoins, uma moeda plástica feita do reaproveitamento de copos descartáveis. Após, os plasticoins serão trocados por kits com alimentos. Cada 900 gramas de resíduos, por exemplo, equivale ao kit 1 (1 kg de arroz, 1 kg de feijão, 1 achocolatado em pó, 1 litro de leite e 1 gelatina) e 1,5 kg de resíduos ao kit 2 (2 kg de arroz, 1 kg de feijão, 1 achocolatado em pó, 2 litros de leite e 2 gelatinas). Cada participante receberá um dos kits disponíveis. A previsão é que 350 alunos e professores participem.

Os resíduos coletados durante a ação do Plastitroque serão destinados à Associação Ecológica dos Recicladores da Ponte Seca (AECO) de Triunfo, que receberá todo o material coletado, gerando renda para as cooperativas. Apenas em 2022, o programa já arrecadou 1.338 kg de resíduos e distribuiu 694 kits de alimentos em duas edições anteriores realizadas na cidade de Rio Grande, em maio, e no município de Nova Santa Rita, em julho. Para este ano, há previsão de mais duas edições em Porto Alegre.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895