Alvorada deu um importante passo na proteção e no cuidado com os animais. Nesta terça-feira foi inaugurada a Unidade de Saúde Animal Alvorada (USAA), o primeiro espaço público do município totalmente dedicado ao atendimento veterinário gratuito de animais. O local fica no espaço compartilhado junto ao canil municipal que atualmente mantém 30 cães disponível para adoção.
O local, amplo e moderno, foi cuidadosamente planejado para cuidar, proteger e garantir dignidade aos animais, promovendo saúde pública e bem-estar. Atuando com transversalidade e ações compartilhadas a Unidade de Saúde Animal de Alvorada funcionará em conjunto com a Unidade de Vigilância de Zoonoses, fortalecendo o controle populacional, a prevenção de doenças e o combate aos maus tratos.
No local serão ofertadas consultas clínicas e de avaliação. O espaço tem capacidade para a realização de 350 atendimentos por mês, entre consultas e castrações, além de cirurgias de baixa complexidade.
"Serão feitos atendimentos compartilhados, clínicos e veterinários junto às famílias em situação de vulnerabilidade e também junto aos protetores. Teremos um bloco cirúrgico onde serão feitas castrações. Nossa intenção é ampliar ainda mais este número que já se mostra grande com o trabalho do castramóvel, indo até as comunidades", explica o secretário do Meio Ambiente, Leonardo Botelho.
Conforme o prefeito Douglas Martello, este é um avanço histórico na política de bem-estar animal da cidade. "Essa nova unidade é um marco para Alvorada, reforçando nosso compromisso em construir uma cidade mais justa, acolhedora e com respeito à vida em todas as formas", destacou.
O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, ocorrerão 12 consultas diárias, sendo 10 destinadas a tutores e duas a protetores independentes. Já nas terças e quintas-feiras, serão realizadas as cirurgias agendadas. Neste primeiro momento, o espaço não oferecerá atendimentos de emergência, internação ou recolhimento de animais, concentrando-se na prevenção e no cuidado contínuo.
A nova estrutura está localizada na Rua Carlos Chagas, 86 – bairro Tijuca.