Ampliação da BR 448 até Portão é prioridade para o governo federal

Ampliação da BR 448 até Portão é prioridade para o governo federal

Congresso discute gargalos e demandas de infraestrutura no Rio Grande do Sul

Felipe Samuel

Ministro Paulo Pimenta falou na abertura do Congresso Estadual de Infraestrutura

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Os gargalos e as demandas de infraestrutura no Rio Grande do Sul foram os principais temas discutidos no Congresso Estadual de Infraestrutura, realizado nesta quinta-feira, no Palácio do Comércio, em Porto Alegre. Na abertura do evento, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou que entre as prioridades do governo federal estão a obra de ampliação da BR 448 até Portão, na Região Metropolitana, a conclusão do viaduto da Scharlau e a retomada da duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos, ambas na BR 116, em São Leopoldo.

Ao tratar das melhorias em rodovias, hidrovias, ferrovias e aerovias, Pimenta explicou que o governo vai lançar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 3. Ele garantiu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sobrevoar a região das BRs 448 e 116 no dia 30 deste mês, quando desembarca no Estado. “O primeiro compromisso que teremos será apresentar ao presidente o projeto da ampliação da BR 448 até portão. Queremos que essa obra seja prioritária para a inclusão do PAC 3, o novo PAC. Queremos fazer visita na BR 116 para conhecer as obras de melhorias que vão ser apresentadas”, completa, durante evento promovido pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).

A expectativa do governo federal é concluir as obras de duplicação da ponte sobre o Sinos até o final do ano. “É um conjunto de investimentos importantes tanto para BR 448 até portão quanto para a BR 116, porque tem importância para Região Metropolitana, mas tem peso muito grande para a região da Serra”, reforça, acrescentando que a obra da BR 448 está em fase de contratação de projeto. Sobre o planejamento para hidrovias, Pimenta é taxativo. “A grande obra de hidrovia que podemos planejar no próximo período é a hidrovia da Lagoa Mirim. Essa hidrovia vai ter impacto enorme na região Sul do Estado e possibilidade inclusive de acesso do Uruguai ao Porto de Rio Grande”, ressalta.

O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa destacou que o Estado tem vocação para se transformar em um polo de exportação e de segurança alimentar sustentável para o mundo. Ele também ressaltou o potencial da aviação regional e a necessidade de investimentos em hidrovias, ferrovias e rodovias. “Queremos tornar o ambiente mais acolhedor para investidores. Esse é o papel do evento, integrar as políticas públicas federais e estaduais com o interesse do investidor, da iniciativa privada, em prol da sociedade gaúcha para que a gente consiga, através da geração de riquezas, mais oportunidades de trabalho e mais geração de arrecadação para solucionar os nossos problemas sociais e ambientais”, sustenta.

No mesmo dia em que protocolou a proposta de emenda à constituição (PEC) das Ferrovias, que visa facilitar a construção e a exploração das chamadas ferrovias de linha curta e incluir a modalidade de autorização entre as formas de exploração indireta pelo serviço pelo Estado, o deputado Felipe Camozzato lançou a Frente Parlamentar das Ferrovias. “Com a PEC das Ferrovias aprovada, a gente passa a poder receptar  investimentos 100% privados pelo modelo de autorização de implementação e operação. Isso significa construção de linhas férreas, operação e construção de portos, terminais, enfim, e a cereja do bolo seriam as shortlines, que seriam as ferrovias que ficam dentro do território do RS e fazem conexão com ferrovias federais”, afirma.


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