Animais do Zoológico são estimulados sensorial e cognitivamente com ações de enriquecimento ambiental

Animais do Zoológico são estimulados sensorial e cognitivamente com ações de enriquecimento ambiental

São ferramentas utilizadas para provocar os animais a praticar atividades ao longo do dia, proporcionando bem-estar e comportamentos provenientes do seu habitat natural

Fernanda Bassôa

A comida pode ser ofertada de maneira diferente, que o animal tenha um pouco mais de dificuldade de alcançar

publicidade

Quem tem visitado o Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul, já deve ter visto que, por vezes, há nos recintos caixas de papelão, garrafas pet, rolinhos de papel higiênico, bolas de palha e até mesmo algumas decorações temáticas bem coloridas disputando a atenção entre visitantes e animais. A chefe do Zoo, Caroline Weissheimer Costa Gomes, explica que isso se chama enriquecimento ambiental, são atividades ofertadas aos animais com a intenção de mudar a rotina dos mesmos e despertar diversos e diferentes tipos de comportamentos neles.

“O enriquecimento ambiental é uma ferramenta que a gente utiliza para proporcionar aos animais atividades e comportamentos que são naturais deles quando no seu habitat. Comportamentos de busca, alimentações de variadas maneiras, de procurar na grama, nas árvores, estímulos, como pular, saltar, chegar até locais um pouco mais difíceis. Estímulos sensoriais com cheiros, texturas, chuva e água artificial.” Segundo Caroline as atividades de enriquecimento ambiental é uma forma de manter eles entretidos ao longo do dia, pois segundo ela, nem sempre adianta o animal ter um recinto grande que o animal possa andar de um lado para o outro se ele não tem atividades para fazer lá dentro.

“O enriquecimento pode ser de vários tipos, tanto físico, através das mobílias que existem nos recintos, como alterações de galhos, de tocas, quanto enriquecimentos mais temporários que são os mais comuns da gente visualizar, como a comida sendo ofertada de uma maneira diferente, que ele tenha um pouco mais de dificuldade de alcançar, utilizando ferramentas para ele chegar até aquele alimento. Proporcionar que o animal entre em piscina e nesta época de verão. A gente busca fazer o enriquecimento ambiental voltado para a questão do calor com a utilização de picolés de fruta, picolés de carne, muita utilização de bolas para que os animais entram nas piscinas, estimulando que ele se refresque.”

Há também, o enriquecimento cognitivo, neste caso são ofertados desafios aos animais. Podem ser alimentos em garrafas, bombonas com ração, coisas que estimulam o pensar, ações mais desafiadoras. A chefe do Parque Zoológico enfatiza que as atividades de enriquecimento ambiental são muito conhecidas pelas pessoas que trabalham em zoológico e que mantém contato com animais silvestres, mas ele tem sido cada vez mais difundido com os animais domésticos e animais de produção, como cachorro, gato.

“Porque são animais que ficam o dia inteiro dentro de um apartamento. Então a ideia é que a gente forneça uma alimentação em comedouros diferenciados, lentos, porque são formas de provocá-los a praticar atividades ao longo do dia, proporcionando bem-estar para estes animais.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895