Antaq habilita empresa para construção e operação do porto em Arroio do Sal

Antaq habilita empresa para construção e operação do porto em Arroio do Sal

De acordo com o senador gaúcho e incentivador do Porto Meridional, Luiz Carlos Heinze, falta apenas a liberação por parte do Ibama para o início das obras

Rodrigo Thiel

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Mais um importante passo foi dado para a construção do Porto Meridional em Arroio do Sal, no Litoral Norte. Isto porque, nesta semana, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) habilitou o consórcio Porto Meridional Participações S.A., formado por investidores, para a construção e operação do empreendimento. A aprovação se deu após análise dos documentos apresentados pela empresa.

Além disso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou também o início da etapa de captura, coleta e transporte de material biológico da região onde o terminal de uso privado será construído. Esta etapa faz parte do processo de licenciamento ambiental federal, pois as informações serão utilizadas na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima).

O senador gaúcho e incentivador do Porto Meridional de Arroio do Sal, Luiz Carlos Heinze, celebrou mais um avanço no projeto. Segundo ele, faltam apenas as autorizações do Ibama para dar início à construção. 

“É mais um avanço que nós tivemos para fazer o porto sair do papel. Agora falta o Ibama e fim de conversa. A empresa está fazendo todo o necessário para agilizar. Tudo o que o Ibama pede, prontamente eles atendem. Teremos também uma conversa com o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal, pois com a autorização da Antaq, precisamos apresentar em que pé anda este projeto. Isso nos ajuda a avançar etapas”, citou o senador Heinze.

O projeto do novo porto contempla um terminal de uso privado do tipo onshore com capacidade estimada de recebimento de 40 mil toneladas. A proposta também inclui um calado inicial de 17 metros que permitirá a recepção de embarcações de grande porte, como os cruzeiros marítimos. A estimativa é que sejam investidos cerca de R$ 6 bilhões na sua construção e operação.

Heinze também citou a importância do Porto Meridional de Arroio do Sal para a economia de diversas regiões do Rio Grande do Sul. De acordo com o senador, os impactos positivos do terminal de cargas terá reflexos que vão muito além do Litoral Norte. 

“Este é um dos maiores investimentos realizados no Estado nos últimos anos. Mas ele será também muito importante para a Serra Gaúcha, para o Vale do Sinos, Paranhana, Região Metropolitana de Porto Alegre e até a Região dos Vales, pois reduzirá o custo com logística. Cidades que exportam por Santa Catarina vão começar a exportar por Arroio do Sal. Isso vai beneficiar vários segmentos da economia gaúcha”.


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