Antiga estação de trem receberá revitalização em Canela

Antiga estação de trem receberá revitalização em Canela

Execução do projeto, que inclui reformas na área e novos espaços culturais, deve começar na próxima semana

Correio do Povo

Proposta com o futuro paradouro turístico é valorizar o centro da cidade

publicidade

O trabalho de revitalização da antiga Estação Ferroviária de Canela está previsto para se iniciar na próxima semana. Em uma parceria entre a Incorporadora Novalternativa, vencedora da licitação, e o parque Mundo a Vapor, o projeto da Estação Campos de Canella será executado ao longo de três anos. O investimento estimado para as obras é de R$ 10,2 milhões. Com 5,2 mil metros quadrados de área total, o paradouro turístico buscará valorizar a área central da cidade.

Além dos serviços na locomotiva, vagões e estação, o projeto contempla espaços de cultura, entretenimento, centro de gastronomia e quiosques comerciais. A iniciativa envolve uma parceria público-privada. O edital estipula que o prazo de concessão do direito de uso será de 20 anos e começa a contar do início da operação comercial. Após, retornarão ao município todas as obras, construções e benfeitorias.

O diretor da Novalternativa, Fernando Bassani, explica que o projeto será em três etapas. A primeira é o Largo da Fama, que deve ficar pronto em julho de 2018. A segunda é a Estação Benito Urbani, com a reforma da locomotiva e dos vagões, além da construção de lojas e da área gastronômica, e deve ser concluída até julho de 2019. O palco para eventos e a Rua Coberta envolvem a última etapa, a ser entregue até julho de 2020.

O secretário municipal de Turismo, Ângelo Sanches, destaca que o projeto marca uma nova fase para o centro de Canela. “Teremos o antes e o depois da revitalização da Estação Férrea. Vai mudar toda a área central e a visão cultural da cidade”, afirma. Para o secretário, o empreendimento atrairá outros investimentos para o município. “Empresas vão começar a enxergar Canela de um jeito diferente.”

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895