ANTT autoriza empresa a construir trem-bala entre São Paulo e Rio

ANTT autoriza empresa a construir trem-bala entre São Paulo e Rio

Contrato aprovado pela autarquia prevê que empresa explore estrada de ferro entre as duas cidades por 99 anos

R7

ANTT confirmou proposta em andamento para readequação da estrutura funcional

publicidade

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou uma empresa privada a construir uma linha de trem de alta velocidade para ligar São Paulo ao Rio de Janeiro. Com a permissão dada pela autarquia, a companhia terá 99 anos para explorar uma estrada de ferro que existe entre as duas capitais.

A empresa que ficará responsável pela instalação do trem-bala chama-se TAV Brasil. A aprovação da ANTT ocorreu durante uma sessão da diretoria colegiada da autarquia em 13 de fevereiro. Os detalhes da autorização foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira.

O projeto de um trem-bala entre São Paulo e Rio foi discutido ao longo do segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT), mas nunca saiu do papel. O objetivo dos petistas era deixar a linha pronta até os Jogos Olímpicos de 2016, que foram disputados no Rio de Janeiro. Apesar disso, os governos da época tiveram problemas com o lançamento do edital de licitação, que foi adiado ao menos quatro vezes, o que frustrou o leilão lançado pelo Executivo para contratar alguma entidade privada para tocar o projeto.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895