Ao menos 20 piquetes já se inscreveram para o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre

Ao menos 20 piquetes já se inscreveram para o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre

Entrega de projetos segue até o próximo dia 13, no Centro Municipal de Cultura, bairro Cidade Baixa

Felipe Faleiro

Centro Municipal de Cultura abre das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, e não funciona no feriado de quinta-feira

publicidade

O movimento de piqueteiros hoje para inscrições no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre foi considerado “ótimo” pela presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas da Capital, Liliana Cardoso. Na segunda-feira, as documentações dos piquetes para participação no evento começaram a ser recebidas no Centro Municipal de Cultura, bairro Cidade Baixa. “Estamos com uma expectativa muito grande. Com certeza chegaremos ao número de 230 inscrições”, avaliou ela.

Até a manhã desta segunda-feira, 20 locais já haviam se inscrito para o evento, que ocorre de 1º a 20 de setembro, no Parque Harmonia. É possível se inscrever até o dia 13, das 9h às 12h, e das 13h30 às 18h. Na próxima quinta-feira, feriado, o local não abre. A homologação dos projetos ocorre no dia 15. “Certamente, teremos todos muito bem fundamentados, para que possamos realizar a efetivação”, comentou Liliana. Neste ano, o tema dos festejos é a Revolução de 1923.

Para o secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), Henry Ventura, o acampamento “é a maior manifestação cultural do Rio Grande do Sul”, e gera grande impacto econômico ao município. “Será um grande evento no qual iremos, mais uma vez, preservar a memória e a história daqueles que nos antecederam”, comentou ele. Para se inscrever, é preciso apresentar o alvará 2022, ata da eleição da patronagem atual e uma cópia impressa do projeto cultural com o tema.

Integrante da patronagem do Piquete Campo Afora, do bairro Lami, Rejane Guariglia da Silva garantiu sua inscrição no final da manhã deste primeiro dia. O local celebra dez anos em 2023. “Vejo que neste ano houve bastante preparo, por isso acredito que os projetos virão com maior desenvoltura, com mais conhecimento, para realmente podermos repassar mais a ideia do momento histórico. A organização está funcionando muito bem”, comentou ela.

Este ano será o primeiro do Parque Harmonia em obras, executadas pela GAM3 Parks, concessionária administradora do local, e que, por sua vez, garante que não haverá interferência dos trabalhos durante o acampamento. “Mudanças causam um pouco de transtornos, e temos que nos adaptar com o desenvolvimento do parque, mas mantendo nossos regramentos, bem como nossa tradição”, disse Rejane.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895