Após chuvas, níveis dos rios da Região Metropolitana apresentam estabilidade

Após chuvas, níveis dos rios da Região Metropolitana apresentam estabilidade

Conforme a régua situada no Cais Mauá, nível do Guaíba estava em 72 centímetros

Felipe Samuel

Após chuvas durante a semana, bancos de areia desapareceram do Guaíba

publicidade

Por conta da chuva na última terça-feira, os níveis dos principais rios da Região Metropolitana deixaram de despencar, mas estão longe de voltar ao normal. Conforme o Sistema Hidro, da Rede Hidrometeorológica Nacional, a régua de medição do Balneário Passo das Canoas, em Gravataí, apontava elevação de 69 centímetros desde quarta-feira, passando de 1,10 metro para 1,69 metro, neste domingo. Em decorrência da estiagem, o nível das águas chegou a atingir 88 centímetros na última terça-feira. 

Em Alvorada, a marcação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia Estadual de Saneamento (Corsan) registrava 1,68 centímetros, índice que se mantém praticamente o mesmo desde sexta-feira. No rio dos Sinos, na régua da Agência Nacional de Águas (ANA) no Centro de São Leopoldo, o nível das águas subiu 33 centímetros de sexta-feira para sábado - passando de 73 centímetros para 1,06 metro. No domingo, o nível do rio voltou a apresentar queda e registrar 81 centímetros. 

Em Porto Alegre, a régua no Cais Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre, medida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), apontava redução do nível do Guaíba, que baixou de 86 centímetros, no sábado, para 72 centímetros ao meio-dia de domingo. No terminal da CatSul, no município de Guaíba, o nível das águas era de 69 centímetros, índice que interrompia uma tendência de queda registrada desde a noite de sábado.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895